outubro 15, 2009

No nosso mundo das Infusões...


Bem os benefícios desta planta, são de ordem de diversa, vou é mesmo fazer uma lista de benefícios. Nunca pensei. Já tenho reparado neste vegetal, pois o seu aspecto chama muita atenção, a mim pelo menos… daquelas coisas que se olha e se pensa… Hummm… hoje não, mas para a próxima tenho que levar um pouco desta raiz, planta, vegetal, o que quer seja… decididamente, fui ver à net e fiquei a saber então, que é uma planta, uma caule subterrânea e é originária dos trópicos e da Ásia, na China está amplamente divulgada e utilizada para diversos fins. A net tem dissecações acerca deste do assunto.
No inicio do mês, estava a então a passear pelos vegetais e lá estavam eles, brilhando e piscando o olho a quem quisesse olhar, o dourado da casca, o cheiro suave, mas que provoca, não sei bem qual dos sentidos, mas dá vontade de provar, diz-se que é uma planta também afrodisíaca…! Trouxe para casa e pronto!
Já usei, num dos meus pratos habituais. Fiz uma massa chinesa na wok, aquelas massas que levam, muitas coisas, começo pelo azeite e alho francês, vou juntando os cogumelos frescos, rebentos de soja, molho de soja, as gambas e por fim a massa cozida al dente, mistura-se tudo e fica prato de sucesso! Desta vez não fiquei só por essas misturas adicionei no finzinho, bem raladinho, um pouco de gengibre, liguei tudo, e que cheirinho, ficou maravilhosamente apetitoso, picante e fresco, mas picava na boca, sem queimar a garganta, assim sim! Ainda sobrou mais um pouco, como tinha lido que fazia bem à garganta, antes de me deitar fiz um chá. Para numa cafeteira cortei umas rodelas e deixei no fundo, depois adicionei a água a ferver deixei repousar por uns minutos. Dividi com o maridão, apreciamos e achamos que também dava um bom chá, de intenso sabor, no dia seguinte acordei curada da garganta, fez-me muito bem. Sentia a garganta arranhada, um tanto rouca e acordei fina, com uma boa voz! Neste chá é possível juntar outras ervas, eu já conhecia umas infusões que tinha na sua composição o gengibre, costumo receber de presente de Londres vários chás, como sabem que gostamos muito lá em casa quando vêm familiares nossos, não é necessário pensarem muito, porque peço sempre o mesmo - chás.
Bem resumido, quem tiver com problemas digestivos, enjoos, infecções respiratórias com dores de garganta, dores musculares, entre outras coisas usem e abusem desta planta pois não sendo um produto químico não há problema, não é!
Mil sorrisos!

1 comentário:

Margarida disse...

tenho uma receita para um chá caseiro, que me parece fantástica, embora ainda não a tenha feito. se a encontrar envio-te para o mail :)