abril 18, 2005

questionário

não escapei ao último grito da moda presente em praticamente em todos os blogs que por aí andam :)
a convite do L., aqui ficam as minhas respostas:


Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro querias ser?

não sei se gostaria de ser um livro. apesar de lidos, relidos, de retalhos de estórias permanecerem junto de nós (porque existem livros inesquecíveis), a ter que escolher preferia ser um poema ou uma folha em branco no fim de um livro.


Já alguma vez ficaste apanhadinho (a) por uma personagem de ficção?

eu sinto-me muito retratada no livro O Perfume da Flor, de Carlos Lopes Pires. aliás, todos os livros dele têm o dom de me tocarem de um modo muito especial. mas ficar apanhada por uma só personagem, julgo que não. sou sim é apanhada por livros, mas é tanto que o que me vale é não morar perto da fnac :).

na minha adolescência os livros que mais me marcaram foram, inevitavelmente, Os Filhos da Droga, de Christiane F. e O Diário de Anne Frank.

mais recentemente, e sabendo que estou a ser injusta para com tantos outros livros, lembro-me de uns três ou quatro livros que gostei muito pela envolvência descrita e pela força transmitida pelas personagens principais:

Favores em Cadeia, de Catheryne Ryan Hyde (que deu origem ao filme. é das utopias mais bonitas em que eu ainda acredito)
A Senhora das Especiarias, de Chitra Banerjee Divakaruni
Memórias de uma Gueixa, de Arthur Golden
Tudo o Que Temos Cá Dentro, de Daniel Sampaio

os livros de Graça Gonçalves, por toda a ternura que ela deixa transparecer nas suas palavras.

e há o Morreste-me, de José Luis Peixoto.


Qual o último livro que compraste?

para quem comprava cinco ou seis livros por semana, ultimamente ando a portar-me muito bem, ou mal, depende da perspectiva. tenho andado em busca de um livro específico, mas está difícil encontrá-lo (sim sim, esse mesmo... ;) ).

o último livro que comprei, para oferecer, foi um conjunto de poemas e de fotografias sobre o 25 de Abril. não me lembro do título. é editado pela Camara Municipal de Odivelas... eeerrrr, agora fiquei baralhada, ou é Odivelas ou é Loures.

para mim, comprei dois: o Código da Vinci, de Dan Brown e o Equador, de Miguel Sousa Tavares.


Qual o último livro que leste?

(a pel... del...)

por motivos profissionais:
Livro Verde para a Sociedade de Informação em Portugal
Protecção e Segurança na Internet
As Grandes Opções do Plano para 2004
Gestão de Projectos Informáticos
não recomendo nenhum deles)

por vontade própria:
a idade não perdoa. não me lembro se foi o Código da Vinci, de Dan Brown ou O Estranho Caso do Cão Morto, de Mark Haddon (é muito bom, recomendo. gosto de livros que contam estórias pela voz de uma criança. dão-nos excelentes lições).


Que livro estás a ler?


alguns blogs...?! a revista Volta ao Mundo deste mês, conta?
quero começar a ler o Equador, mas tenho de ir buscá-lo a minha casa. é que isto de ter acampamento em duas casas tem muito que se lhe diga.


Que livros (cinco) levarias para uma ilha deserta?

só cinco?! pfff, isso não é nada...
livros práticos?! tipo um de culinária exótica?! plantas comestíveis ou algo do género, porque é capaz de ser muito útil.
o meu livro de yoga, que não sei o título. para ocupar o tempo disponível.
O Livro do Desassossego, de Bernardo Soares, porque está há imenso tempo na lista de compras, porque sou uma exaltada por natureza.
talvez o Ensaio sobre a Cegueira, do Saramago. nunca li. é uma lacuna em mim, mas falta-me a coragem de cada vez que pego num livro dele.
livros de poesia, para abrir ao acaso, ler e reflectir. Nuno Júdice, José Luis Peixoto, Maria do Rosário Pedreira, and so on, and so on...
um livro em branco, para escrever.


A quem vais passar este testemunho (três pessoas) e porquê?


já que praticamente todos os blogs que leio diariamente aderiram a este questionário, passo o testemunho a 3 pessoas que não têm blog. pode ser que seja um meio de aderirem às novas tecnologias. Elsa, Beta e Sandra, é convosco. vá meninas, toca a fazer a vontade ao nosso 1º Ministro!

5 comentários:

Anónimo disse...

Hummmm... tinha que me calhar a "moi" não é? Só tu!!! ;) Vou pensar no teu caso, cierto?
Bacio

Margarida disse...

pois tinha ;)
fico à espera.

bacio

lénia rufino disse...

ensaio sobre a cegueira... recomendo. demora um bocadinho a entrar no esquema do saramago, mas vale bem a pena. vais amar, tenho a certeza. acampamento em 2 casas? ehehe... isso não me calhou a mim, mas o desgraçado tem acampamento em 3 casas... por enquanto!... e também quero ler o equador. jinhos!

Margarida disse...

3 casas? caramba! ;)
as minhas 2 casas dividem-se entre a dos meus pais e a minha, de onde tive de sair devido a problemas com a canalização. mas o regresso está próximo, muito próximo... ;)

foi o que me disseram sobre o ensaio sobre a cegueira, que eu ia amar. depois digo-te :)

um beijinho para ti Lénia. já te visito há bastante tempo, ainda no tempo do outro lado da lua :)

lénia rufino disse...

olá de novo, guida! n sabia que lias o outro lado da lua... ehehe! as 3 casas-acampamento dele a que me refiro são a minha, a base aérea onde trabalha e a casa dos pais... jinhos!