outubro 31, 2005

aviso à navegação

eles vêm aí. acabei de ver e ouvir o rei de Espanha falar acerca do nome da neta dizendo que "Leonor é um nome histórico em Aragão, Navarra, Portugal..."

pergunto-me para que é que eles querem Portugal. será uma causa benemérita?

o crime desvendado

só agora tive tempo de ir visitar os blogues que costumo ler diariamente. acabei de ler a lénia. no seu último post, dizia que a 1ª página do jornal metro era um crime. sou gaja. fiquei curiosa. li os comentários. e estava lá o link para a tal 1ª página. aqui fica um excerto dessa página, com tudo no sítio:



do jantar

cozer ou não cozer castanhas. eis a questão.

tarde bem passada

a ouvir Ricky Martin. as suas músicas mais mexidas, que não há paciência para as baladas. dançar muito. com muito jogo de cintura.

e a pensar, enquanto passava a ferro. cada vez que observo os pais dos outros, vejo o quanto fui injusta com os meus, na minha adolescência. será que é a isto que se chama crescer? hoje, a minha mãe, em conversa telefónica, respondeu-me que eu não tenho nada que lhe contar as coisas da minha vida. e gostei da confiança dela.


deixo um conselho de amiga. nunca pensem que têm algo na vida como dado adquirido. as garantias que temos na vida somos nós próprios e o amor incondicional dos nossos pais e irmãos.

ainda a hipocrisia

"O eng. Sócrates quebrou a promessa de aumentar os impostos, em nome do "desígnio nacional" de combate ao défice; quebrou a promessa de iniciar os cortes às "mordomias" pelos agentes políticos em nome do suposto "desígnio nacional" que será a sã sobrevivência das criaturas. Quanto à promessa de só despenalizar o aborto com referendo, irá mantê-la a todo o custo mesmo que isso signifique, daqui a um ano, perder o referendo e ficar para a história como o segundo secretário-geral do PS cúmplice com a condenação, na lei vigente, das mulheres que recorrem à interrupção voluntária da gravidez."


Ana Sá Lopes, in Público.

outubro 30, 2005

hipocrisia

o sr. Primeiro-Ministro, na campanha eleitoral, também disse que faria um estudo sobre a idade da reforma, antes de a alterar, e não foi isso que se viu. agora vem com a desculpa de que foi promessa eleitoral.

derrapagem


não havia necessidade.
valeu-nos o Nuno.

outubro 29, 2005

a prova


How evil are you?





[já não podes chamar-me má. toma, toma!]

outubro 28, 2005

informação

a loja habitat mudou de nome. desde ontem. agora chama-se area. passa a representar outras marcas, além da marca habitat. sinceramente não vi nada de novo.
[e eu estou muito contentinha, porque comprei o candeeiro que há tanto tempo esperava. até pensava que já não voltavam a ter.]

dos encantamentos


é o gesto. há muitos anos que digo, só faz falta quem, de algum modo, está presente na nossa vida. cada vez mais acredito nisso. nem falo de presença física. falo de reciprocidade. por vezes, basta uma palavra dita, numa conversa telefónica de 5 minutos. ou uma palavra escrita, numa sms enviada/recebida no meio do turbilhão de trabalho que enfrentamos todos os dias. são dois minutos, em 24h. não custa nada. e ganha-se muito. é o gesto que fica. que ficará guardado. preservado.
na ausência do gesto, há todo um espaço aberto à nossa frente...
minha querida amiga, nem vale a pena perder tempo na questão.

outubro 27, 2005

Ditadorzinho de "caca"

Hoje fiquei escandalizada com uma noticia que ouvi, um certo presidente de camara mais precisamente da bela cidade de Ponte de Sôr de seu nome Taveira Pinto exerceu o seu direito de Ditador obrigando a rádio local RTL ( Rádio Tempos Livres) a abandonar as instalações que são propriedade da camara porque segundo ele, esta está ao serviço da oposição ... não posso crer que em pleno Século XXI haja alguém que lá porque pensa que tem o poder todo faz uma barbaridade destas ... para mais esclarecimentos consultem o http://pontedosor.blogspot.com .

Dias de Chuva ....

Os dias de chuva, tal como o de hoje são óptimos, desde que se esteja em casa enrolada no cobertor a beber o belo do cházinho e a comer torradas agora para quem tem que ir trabalhar é péssimo, pois damos dois passos e ficamos logo encharcadas, já para não falar do guarda chuva sempre a servir de apêndice ... por isto tudo chuva sim mas só sábado ... lol

outubro 26, 2005

hoje o dia foi produtivo.

retalhos de uma carta com vestígios de azul (*)


tenho as mãos manchadas de tanto azul ter escrito
(n)os momentos dispersos no tempo.

hoje já não é o azul que tinge as folhas das memórias,
guardadas que ficaram no emaranhado dos alcances das ternuras.
afectos que pintaram os sorrisos nascidos de ocasos desenhados na pele.

poderia sussurrar-te: "escuta-me..."
e as papoilas que depositaste nos meus cabelos eram ainda o castelo de areia
aberto aos horizontes da linha. lembras-te..., não havia onda de água
que não nos buscasse e não encontrasse a resposta. azul.
azul como deveriam ser todas as letras os sentires os sonhos.

rendi-me aos regressos. regressava(mo-nos) sempre,
sem perguntas, sem promessas de um novo dia.
e ofereci-te a (minha) cor. sem mais nada para dar.

...

hoje, avançando nos breves espaços da memória,
(re)encontrei uma palete de cores, onde o azul já não sobressai
nem diz as estórias das cicatrizes saradas,
mas inocência perdida pelos tempos de outrora.
hoje, avançando nos breves espaços da memória,
(re)conheço(-me) nas cores que traçam nas curvas e contracurvas
as rectas da minha vida e gosto(-me) mais assim.



(*) escrito em dois tempos distintos de mim

um momento de ti


pode a minha pele saber,
no tremer de cada sorriso,
a longitude de um alcançar - ao lado de lá da ponte erguida -
nas palavras ditas em segredo,
os silêncios que trazemos nas mãos.

abres o mundo que carregas nos teus olhos
e dizes das palavras a ausência do tocar,

o estender do gesto
ao retorno das esperas desenhadas
na estória de mim.



[também aqui.]
e detesto o egoísmo.

pedaços meus


gosto porque gosto dos dias de chuva, de sair para a rua e sentir os pingos gelados no calor que há mim. gosto do cheiro da terra molhada numa tarde de Agosto que me lembra as pequenas sementes a guerrilhar para vingarem num solo e sorrirem ao sol.

gosto porque gosto do frio do Inverno, da lareira acesa cheia de cores quentes que nos lembra o afago de uma mão, que salpica de ternura a nossa alma... partilha. mas também gosto dos dias de Verão, dos voos rasantes das gaivotas, num fim de tarde, numa praia deserta. de sentir a areia a entregar-se aos meus passos.

gosto de abrir os braços ao horizonte que entra pelos meus olhos dentro, de crer no que há para lá dessa linha. gosto de não saber o que a vida me reserva. de não me entender com mapas. de acreditar que tudo o que vier, vem por bem. intuição.

gosto de saber não esperar, porque gosto da surpresa quando vem. gosto do sabor da vida que ela traz ao chegar. do bater do coração, do brilho do lábios, do sorriso no olhar. gosto porque gosto de confiar. porque só sei ser assim.

gosto porque gosto das flores, dos seus perfumes, das cores do quadro que pintam. de nascerem livres e livres permanecerem no seu espaço, porque também elas nos querem bem.

gosto porque gosto de ser menina, de acreditar na utopia de mudar o mundo. do encadeamento " quem salva uma vida, salva a humanidade". mas também gosto de ser mulher, de vestir o olhar de sensualidades, de envolver o corpo em mistérios meus. de tecer páginas de cumplicidades escritas a quatro mãos.

gosto porque gosto do cheiro dos meus livros. de me perder nas suas histórias para me encontrar nas folhas minhas. o (e)terno mundo das minhas palavras. só minhas. porque acredito no poder dos sentimentos. da minha constante Saudade. dos sentires.

gosto de ser a única raíz em mim. do vento que me leva para um lugar qualquer. das emoções permanecidas ao longo do dia. do render da noite, na esperança de um novo olhar.

gosto de dançar de pés descalços, sentindo a terra por baixo deles.

gosto porque gosto do silêncio que me cala, quando as pétalas se fecham ao fim do dia, porque é quando regresso a mim. e a vida é um constante regresso a nós próprios. para depois abrir as asas e levantar voo seguindo todo o sentir em cada pena, e despertar num novo lugar, porque a vida é o dar que se oferece de mãos livres. porque entendo o amor assim. livre. eterno, enquanto universal, sentido. sem nada mudar ou impor. amar por amar, como se ama o primeiro raio de sol que entra na janela e repousa na minha pele. porque não acredito nos fins nem no adeus.

gosto porque gosto. porque creio. porque em tudo sou.

outubro 25, 2005

Oh valha-me Deus ....

Hoje ao ouvir, ver e ler noticias cheguei a uma conclusão, deveras estranha: a nossa comunicação social está muito aborrecida por a gripe das aves ainda não ter chegado a este jardim à beira mar plantado... pois é a única coisa que me ocorre ao ver o desalento na voz de certos "jornalistas" ao dizer que as análises às aves mortas em Peniche e S. João da Madeira deu negativa ... oh valha-me Deus ...

pelas pontas dos cabelos

estou num gabinete de loucas. cada vez mais me convenço disso.
já não há paciência para aturar as crises existênciais das colegas*. qualquer dia, eu e a chefe, damos em doidas. até concordamos que, a cada dia que passa, estamos mais perto desse degrau. a chefe até já quer por um cartaz na porta a dizer "voando sobre um ninho de cucos".
* quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga. neste caso, é a própria cabeça. e as filhas pequenas. e eu, que fiquei com o trabalho de MAIS uma colega. quantos são? quantos são? venham que eu aguento. (quando ligarem a TV e estiver a dar alguma notícia de fumo a sobrevoar Lisboa, não se aflijam, it's only me.)
esquadrão g.

outubro 24, 2005

tu estás lá!

vejam, vejam!

influenza vs rinite vs sinusite (*)

espirros e mais espirros. comichão na garganta. dores de cabeça. o cérebro a sair pelo nadiz. e a barriga aos rebuliços. se assim continuar não preciso do aumento, sr. ministro. apetite é coisa que não abunda por estas bandas. e as calças 32 e afins até estão guardadas.



[e logo esta semana que os meus pais trouxeram couves de Viseu, e a greentea trouxe-me feijão verde. tudo biológico. na verdadeira acepção da palavra. tenho que fazer dieta. de fibras. lá se vão os meus 47 kg. bah.]



(*) venha o diabo e escolha.



aiiii, qué que eu faço?

acabei de ver o edredon da minha vida. até aqui, tudo bem. teria de mudar os cortinados, mas variar faz bem.
[o pior é que estava exposto numa cama muito bonita. de ferro. muito original.]

outubro 22, 2005

wishlist

playing the angel, Depeche Mode

afónicas


o Pedro Abrunhosa é um senhor. pode não ter uma voz por aí além, mas sabe, como ninguém, liderar um concerto. e há as letras. que vivem na nossa pele. talvez seja por isso que se tornam incapazes de cair no esquecimento. por mais anos que tenham.

ficava a noite toda a dançar, aos pulos e a cantar as músicas dele, com ele. só ficou a faltar o diabo no corpo. mas ele, o diabo, andou à solta nos contornos dos corpos, a cada nota tocada, cantada, dançada.

é difícil escolher o momento alto do concerto. ou, vai daí, talvez não. tudo o que eu te dou. pelo teu riso. do outro lado do telemóvel.


Obrigada Marlene.



[o sr. IceTea e o sr. Zé Beata estão desde já convocados, por mim e pela eli, para comparecerem no próximo concerto do Pedro Abrunhosa que houver em Lisboa. não há margem para recusar. e mai nada!]

é oficial

está inaugurada a época do nariz a pingar e do martírio da roupa estendida e começar a chover de repente.

fora de portas

foi impossível não ouvir. acabei de assistir a uma grande discussão entre os meus vizinhos. com violência verbal. no patamar do andar.

não havia necessidade.

[e ele polícia, o que fará se não fosse...]

outubro 21, 2005

a ser verdade

aqui está uma notícia de um país (um bocadinho mais) desenvolvido.

Estrelicia ...

Voltei ....

Eu sei que pensaram que eu tinha desistido ... não, não estive só uns dias de férias ( e para mim férias sigifica estar longe do pc), mas estou de volta cheia de força para dizer tudo o que me vai na alma ...

outubro 20, 2005

eu voto Alegre.

dos regressos delas

olhem olhem , elas voltaram! a catarina e a lénia.

e eu que passei estes dias a pensar em que blogs que me iam acompanhar, logo pela manhã e à hora do meu almoço, já que perdi logo dois de uma vez.
e eu a fazer um esforço para não ir até lá porque iria ficar triste.
e eu agora que não resisti, abro as janelas e o que vejo? elas, claro.

até bato palminhas.


--------
adenda:
até me esqueci dos douradinhos no forno. ficaram assim um bocado para o queimadito.

hoje

não fiz.

, SA

e quando várias mulheres se juntam, o que pode acontecer? uma irmandade em versão sociedade anónima.

ah! e tem a catarina. o que já é de prever que a SA vai estar com tudo.


já me viciei no blog. vão até e deliciem-se.

:)

outubro 19, 2005

amanhã

faço...
não faço...
faço...
não faço...
faço...
não faço...
faço...
não faço...

eu nas letras


"A inclinação de sua letra mostra que você parece ser uma pessoa equilibrada, educada. Mas é um pouco “fria” com quem acaba de conhecer. A ligação de sua letra revela organização, raciocínio lógico e razoável capacidade de adaptação. A direção de sua letra indica controle, constância e organização, especialmente nas tarefas cotidianas. A pressão que usa ao escrever sinaliza estabilidade e equilíbrio. As áreas valorizadas na sua escrita destacam idealismo, erudição, preocupação com seu crescimento interior. A forma de sua letra demonstra firmeza, decisão, perseverança e agressividade."


teste de caligrafia, roubado daqui.

outubro 18, 2005

coerência, meus senhores. coerência

"Cavaco Silva deve impor “balizas para a actuação do Governo” . O programa presidencial deve sobrepor-se à acção do Governo. Em caso de incumprimento, a dissolução deve ser a saída para a crise."
(Morais Sarmento, em entrevista ao Diário Económico)



ainda há meia dúzia de meses atrás, quando Jorge Sampaio mandou o Santana andar de patins, diziam que o Presidente da República devia ver os poderes diminuidos. e agora é isto? e a coerência onde fica? guardada no bolso conforme os indivíduos que saltam para os boletins de voto? haja decência.

o povo não é burro.




[agora vou lavar as mãos por ter estado a escrever sobre estes senhores.]

deviam erguer-nos um monumento em nossa homenagem. essa é que é essa.

outubro 17, 2005

parabéns

foi o primeiro blog que passei a ler com regularidade, há cerca de dois anos atrás. fui parar através de um outro qualquer, que não lembro. pendurei-me nele até a soinico ter decidido descontinuá-lo, e criado uma outra casa, que continuei a frequentar todos os dias.

ela escreve mesmo muito bem. as letras trazem simplicidade, emoção, pureza e um sentir que lhe é muito próprio e que não se observa com muita frequência. e parecem nascerem-lhe nas mãos de um modo natural, tal como o rio corre para o mar. deixa-me muitas vezes de olhos molhados. e depois há toda uma coincidência em parte das estórias que fazem a nossa vida, já que o Porto pertenceu à minha vida, há alguns anos atrás. além do mais, é do benfica.

fez um destes dias dois anos que está presente na blogosfera. e é este o meu jeito de lhe agradecer por tudo o que já me fez, e faz sentir, ao lê-la. e espero que o faças por muito mais tempo.




[a catarina e a lénia resolveram descontinuar os blogs delas. eram dois dos meus preferidos. o meu obrigada também a elas pelo exemplo de coragem que são. os links vão permanecer ali do lado direito. quem sabe um dia...]

considerações pós fim-de-semana

o próximo dia 20, é um dia importante. é dia de ordenado.
valha-me o Benfica.

outubro 14, 2005

da minha bola de cristal

"Se trabalha longos períodos com o rato / mouse do computador, já deve ter sentido o típico incómodo na mão, punho e antebraço.
Cuidado! Podem ser os primeiros sintomas!"

(tirado daqui)


prevejo uma tendinite nas próximas semanas. ou é isso, ou entro em greve até 31 de dezembro.


[a chefe já foi informada. e concordou com a greve.]

outubro 13, 2005

repto

ao menino ice tea e à menina green tea,

quando é que vamos aqui?



[e até rimou!]

outubro 12, 2005

obrigada alminha, por tudo.

helpdesk

H. : o servidor X está em baixo. 15 minutos para levantar, não é?

(interrompo o CD de Garbage* e o digitar das 2000 e tal inscrições para verificar o erro, apesar de já saber o que vai sair dali)

eu : é isso mesmo, já sabes a minha resposta!


os meninos estão muito bem treinados.


* que me está a dar uma vontade enorme de desatar aos pulos

socorro

(801 + 800 + 842 = ) 2443 inscrições para digitar

actualizações de vários sites

alterações em bd's, que implica programação

possível workshop, na 5ª e 6ª feira

outubro 11, 2005

logo agora que perdi a falta de apetite

é que o ministro fala em apertar (mais) o cinto?
ora, se eu já visto o 34, com uma ou outra excepção para o 36, vou passar a vestir pr'aí o equivalente a 12 anos, não?


[o 34 persegue-me. só agora reparei. aproveito o palpite para o euromilhões?]

outubro 10, 2005

a perfeição existe, IV


há coisas que deviam ser proibidas. já que não se pode tocar, também não se podia ver. para bem da nossa sanidade mental.
logo eu que sempre julguei este homem demasiado lavadinho para o meu gosto, já chamei por Deus várias vezes. acabei de ver o novo videoclip do Ricky Martin, disponível no site oficial, e apenas lhe tirava o colete.

tu compreendes-me né?

[a bem da verdade, não era só o colete, mas...]
e viva as sapatarias de bairro, que ainda acreditam nos contos da cinderela. mudaram a versão para botas-bicudas-salto-agulha. concordo. há que acompanhar as tendências da moda.


[só ainda não percebi como é que se perde uma bota a descer umas escadarias, mas...]

pós eleições autárquicas

viva a corrupção.

[um grande beijo e abraço apertado para a S. por se ter debatido com a dignidade que demonstra em cada acto. é isso que fica gravado na estória da tua vida *]

outubro 07, 2005

a razão de já não existirem contos de fadas como o da cinderela


está em, cada vez mais, ser praticamente impossível encontrar o nº 34, em qualquer sapataria. a outra razão prende-se ao nº 35, que é cada vez maior.

este post é um protesto contra as forevas, as batas, as mocci, as hellius, as lanidores, as zaras, as pull & bear, etc e tal, que não têm a decência de ter sapatos/botas/ténis para pés de cinderela. como os meus.

wishlist



[já que o Natal começa a espreitar por aí...]

outubro 06, 2005

um dia em cheio

ontem.
acordar ao som da tua voz.
participar na campanha eleitoral e apoiar uma amiga na luta pelo que acredita.
jonh cale. no ccb. o baterista é brutal. um baterista de B grande. e com muito estilo.

outubro 04, 2005

eve's kiss

estou com vontade de me comer. e a culpa é disto.

my gifts to you, my dear Pucca

como andas em loucura extrema, tal é a correria e o stress por que tens passado nestes dias, deixo-te aqui, sem mais demoras, as minhas prendinhas:















aquilo tudo a que tens direito num spa à escolha. todos os extras estão incluídos, bastando para tal escolher algo daqui, daqui, daqui e/ou daqui (neste último caso, és capaz de ter que convencer a minha alminha, mas ela é de trato fácil e não é nada egoísta).



Parabéns minha querida!


[ora diz lá se não sou umas mãos largas? ;)]

outubro 03, 2005

os meus mundos

hoje os raios de sol cruzaram-se com uma alma de luar. em dia de vento. com fogo (neste caso, infelizmente)

[faltou a água, o mar.]
mails enviados a quem de direito.

das prioridades, na estrada ou não

quando se circula na estrada, perde-se a prioridade ao encontrar-se um destes sinais:









na falta de sinalização tem prioridade quem está à nossa direita.
isto é a base, depois existem várias excepções que não são necessárias identificá-las aqui.


[na dúvida olhar para os braços.]