janeiro 31, 2007

se o Natal é quando um Homem quiser, porque é que a passagem d'ano não há-de ser?

este ano vamos comemorar o ano novo chinês (penso eu de que) e, para entrar ainda com mais entusiasmo, resolvi fazer umas pesquisas sobre as tradições da dita época. então parece que o novo ano chinês coincide com a chegada da primavera e não tem uma data fixa porque se baseiam no ciclo lunar.

curiosidades:

- na véspera do novo ano limpa-se e arruma-se toda a casa. muda-se de visual. preparam-se as roupas. isto porque eles têm um ditado popular que diz que todos os planeamentos do ano se fazem na primavera. (só aqui vejo logo um entrave, é que na 5ª feira o pessoal trabalha, mas ok. seguindo para o seguinte item)

- as mulheres têm tendência a vestirem-se de vermelho para que o ano que irão atravessar trazer sorte e ser também um bom ano. isto porque o vermelho é uma cor yang e cheia de vibrações. (não deve ser à toa que eu insisto sempre numa peça de roupa em vermelho)

- durante as comemorações e até ao 15º dia do novo ano acendem-se muitas lanternas vermelhas e penduram-se na porta de entrada das casas. (isto não soa à Holanda e às suas red lights?)

- todos os desejos devem ser escritos a preto e em tiras de papel vermelho, para serem também colocadas nas portas de entrada. o preto representa a água e a sabedoria. o vermelho, o fogo e o sucesso. a explicação está em mais um ditado popular que diz que quando um pingo de água cai sobre o fogo, acontece uma ebulição e é por ebulição que todas as coisas acontecem. os desejos devem ainda ser escritos de forma poética e metafórica para trazer sorte e realização. (isto podia ser eu)
existe ainda uma variação que tem o nome "Espalhar da Primavera" em que se escrevem, também em papel vermelho, pedidos sinceros e carregados de boas intenções, não podem ser egoístas nem prejudicar ninguém. depois ata-se o papel, com uma fita vermelha, a uma janela/porta, para que o vento possa levar e trazer os pedidos. (parece a minha árvore de natal do ano de 2005, em que coloquei vários papeis com os nomes dos que me são queridos e outros papéis com os desejos de coisas bonitas de crer e fazer bem. um destes dias coloco uma foto.)

- no último jantar do ano a família reune-se em torno de uma mesa redonda para fomentar o relaciomento e a união dos membros da família. são ainda confeccionados vários pratos especiais, entre os quais se destacam bolinhos em forma de lingotes de ouro, peixe que representa o dinheiro, tangerinas a sorte, arroz moti a prosperidade e o talharim a longevidade. todas as frutas e doces devem ir à mesa em pratos vermelhos.

quem quer ir festejar? :)




3 comentários:

Anónimo disse...

Olá!
Ganda trabalho, mta pesquisa! Sim sr. ficamos a saber que se optassemos pelo ano chinês, perdiamo-nos nos preceitos! Poxa são infindaveis. Antes o nosso! Mas ha q ter cuidado com os chineses... eles andem aí -;))

Margarida disse...

eu identifico-me mais com as festevidades chinesas ;)

izzolda disse...

É uma ideia muito engraçada, festejar um novo ano segundo o calendário lunar! Boas pesquisas e bons preparativos :)