agosto 07, 2005

o que se traz dos regressos, II

além das saudades que sinto de ti, além das brincadeiras com o Alessandro (um puto de 4 anos que me conquistou com o seu olhar malandro, e que me fez pensar que, se calhar, até quero ter filhos), além do livro que me deste e que eu adorei, além do convívio familiar, além das piadas da minha prima, além do regresso definitivo da minha amiga Nanda que teve a coragem de trocar toda a sua vida nos EUA pelo desconhecido em Portugal porque é o país que a viu nascer, além da imensitude do céu estrelado que guiava os meus passos todas as noites, além do frigorífico a abarrotar de pêssegos, pepinos, tomate, feijão verde e melancias, tudo biológico, além da dupla visita à minha loja de decoração preferida e de lá ter gasto uns euritos (gaja que é gaja... - a loja chama-se Cássia Lignéa, em Viseu), o que me vai ficar na memória das férias grandes de 2005 é ter assistido às chamas dos incêndios em Penalva do Castelo e em S. Pedro do Sul, o que me vai ficar na memória das férias grandes de 2005 é o barulho dos aviões a sobrevoarem os incêndios, o que me vai ficar na memória das férias grandes de 2005 é o esforço dos bombeiros, o que me vai ficar na memória das férias grandes de 2005 é o desespero das populações, o que me vai ficar na memória das férias grandes de 2005 é ter visto a vastidão das áreas e árvores queimadas na A1 e IP3.

o que me vai ficar na memória das férias grandes de 2005 é o imenso cheiro a terra queimada.

[e dói.]

3 comentários:

Anónimo disse...

Como compreendo todas as memorias...o ribatejo tb foi fustigado e na sexta feira as cinco da tarde era noite...sem respirar...e com um cheiro aterrador...
Um beijo grande

André disse...

também vi e também cheirei...
custou tanto.

Margarida disse...

se há coisas que nunca vou entender na vida, esta é uma delas. o porquê de tanto fogo. de fogo posto.

beijinhos para vocês