agosto 20, 2005

pânico

os meus pais estão na terra, a 17km de Viseu. a minha mãe acabou de me ligar para me dar uma má notícia. mais ano menos ano já era esperado. o fogo anda a menos de 1km da nossa casa. quase não se vê nada, devido ao fumo que é muito. e muito escuro. começou às 4h da manhã, na vinha de um primo meu. na terra do meu pai, que fica a 1km. isso mesmo que leram, às 4h da manhã. fogo posto, só pode.

a casa fica perto do mato, que não é limpo pelos proprietários, como já se calcula. todos os anos, os meus pais limpam uns 500m desse mato, o que fica mais perto da casa. porque os donos não querem saber.

a minha mãe disse que o fogo está controlado e a ir em sentido contrário às casas. mas, e se o vento vira de repente? estão quatro carros de bombeiros a proteger as casas. os meus pais têm as mangueiras preparadas. ainda bem que não temos falta de água. um dos meus tios também tem o tractor cheio de água.

acabei de ver a SICNotícias e não falaram desse incêndio. falaram de um outro, na estrada que liga Viseu ao Sátão. que eu conheço muito bem. falaram do incêndio de Castro Daire. um pouco mais longe. Viseu é um dos distritos do país que hoje está em alerta máximo.

a minha mãe pareceu-me tranquila. mas eu começo a pensar na luta diária dos meus pais, em tudo o que conseguiram ao longo da vida. do esforço que fizeram para que nada faltasse aos filhos. e da última conquista que alcançaram há cerca de cinco anos. construir uma casa na terra. o sonho do meu pai.

tu estás no Alentejo. o meu irmão está na Espanha. os meus pais estão no meio do desespero. e eu estou a sentir-me de mãos atadas. e queria estar lá.

Sem comentários: