agosto 25, 2006

Plutão despromovido a planeta-anão

até na wikipédia já alteraram os dados referentes ao sistema solar.

tenho acompanhado o desenrolar deste acontecimento pelos telejornais e também por alguns blogs, onde até já se falou num Movimento de Apoio a Plutão ou que Plutão já foi despromovido da 1ª (a ler sem falta!)

tenho estado aqui a pensar para com os meus botões. a partir de agora, o que nós aprendemos na escola está errado. o trabalho que fizemos no 11º ano para Filosofia, sobre o sistema solar, onde tivemos uma nota alta, que nos dispensou do último teste, está errado. imaginem um arame em espiral, que ia ligando os vários planetas, começando numa lâmpada que representava o sol, uma caixa de preservativos Vénus, por exemplo. ou seja, sempre que possível, adaptamos à mitologia, afinal era para a disciplina de Filosofia. Plutão estava representado com um caixão de cartolina preta (um bocado mórbido, confesso), que deu um trabalhão a fazer. num cantinho da maquete, colocamos o Alf (ainda se lembram dele?) para representar todos os outros planetas que poderiam existir e que não tinham ainda sido descobertos (tinhamos visão!). questiono-me se será que temos de voltar a repetir a disciplina?

o que irá acontecer à cantilena "Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno e Plutão" tantas vezes repetida para decorarmos os planetas? como Plutão está no fim é mais fácil, mas e o "e" tem que ser transposto para antes de Neptuno. vai haver muito atropelo ao "e", coitado.

e expliquem-me lá, senhores cientistas, porquê anão? para mim, é preconceito. têm alguma coisa contra as pessoas mais baixas? é que, no alto dos meus 1,58 m, chego onde chega um gigante. de escadote, mas chego. será que os senhores não sabem que se deve integrar e não exluir? mas é mais fácil reduzir do que alargar os horizontes.


Sem comentários: