julho 25, 2006

às voltas por Lisboa - para explorar

(a pedido da izzoldinha)


Mãe d'Água
Este belíssimo santuário de água tem sido escolhido, nos dias de hoje, como palco de diversos eventos culturais. No seu terraço, também acessível ao visitante, goza-se de uma espectacular vista da cidade.
Reservatório construído entre 1746 e 1834, situado na extremidade do Aqueduto das Águas Livres, destinava-se a armazenar, no Inverno, a água que os habitantes de Lisboa iam consumir no Verão.
A imponente construção é composta pela Casa da Água, onde se situa a cisterna propriamente dita, com capacidade para 5500 m3 de água, e a Casa do Registo, de onde partiam três galerias subterrâneas que forneciam água aos chafarizes e casas nobres da cidade.
Pç. das Amoreiras, 10
Transportes: Autocarros 6, 9, 20, 22, 27, 38, 49, 58, 74 (Largo do Rato); 1, 23, 46, 55, 58, 74 (Amoreiras)

Casa Fernando Pessoa
Também o poeta elegeu o bairro de Campo de Ourique e aqui passou os últimos 15 anos da sua vida.
A sua casa é hoje um museu que, para além de mostrar objectos que pertenceram ao escritor, tem uma vasta biblioteca, uma sala de conferências, um espaço para exposições, um restaurante e um café no terraço.
Horário: Segunda a sexta 10h-18h, quinta 13h-20h. Encerra sábado, domingo e feriados.
Morada: R. Coelho da Rocha, 16-18
Transportes: Autocarros 9, 20, 38, 74. Eléctrico - 25, 28.

Museu da Marioneta
Museu fundado na década de 80, pela Companhia de Marionetas de S. Lourenço, reúne perto de mil marionetas, sendo algumas provenientes de países distantes como Indonésia, Índia e China.
O museu está instalado no Convento das Bernardas, edifício do século XVIII, facto que só por si justifica a visita. Horário: 10h-13h e 14h-18h (última entrada às 12h30 e 17h30). Encerra à segunda, 1 Jan, 1 Maio e 25 Dez.
Morada: Tv. do Convento das Bernardas - R. da Esperança, 144-146
Transportes: Autocarros 6, 13, 27, 49, 60. Eléctrico 25. Comboio - Santos (Linha Cascais)

Museu Nacional de Arte Antiga
Com uma história que já conta mais de 100 anos, o Museu de Arte Antiga, também conhecido como Museu das Janelas Verdes, concentra um impressionante espólio de artes gráficas e decorativas, da idade média aos tempos modernos.
Instalado no palácio setecentista Alvor-Pombal desde 1884, o museu nasceu da necessidade de albergar as obras de arte que passaram a ser pertença do Estado após a abolição das ordens religiosas em 1834. Actualmente pode orgulhar-se das suas riquíssimas colecções de pintura, escultura, desenho, gravura, ourivesaria, cerâmica, têxteis e mobiliário, distribuídas pelos três andares que compõem o museu.
Merecedora de especial atenção é a importante colecção de arte portuguesa dos séculos XIV ao XIX, onde se destacam os conhecidos e polémicos Painéis de São Vicente, atribuídos a Nuno Gonçalves.
O jardim do palácio, acessível apenas aos visitantes do museu, é magnífico, bem como a sua vista sobre o rio e a zona portuária.
Para melhor apreciá-lo, aconselha-se a esplanada do restaurante Café D'Arte, estrategicamente situada. Horário: 10h-18h. Encerra à segunda, terça (até 14h), 1 Jan, sexta-feira santa, domingo de Páscoa, 1 Maio e 25 Dez.
Morada: R. das Janelas Verdes, 9
Transportes: Autocarro 27, 40, 49, 60. Eléctrico 15. Comboio Santos (Linha Cascais).

Castelo de São Jorge
Foi aqui que Lisboa nasceu. E foi invariavelmente aqui que todos os povos que habitaram Lisboa (romanos, visigodos e mouros) se estabeleceram, acrescentando paredes ou erigindo novas faces à muralha do Castelo de Lisboa.
Razoavelmente bem preservado, o Castelo de São Jorge oferece uma oportunidade única para conhecer e compreender a cidade de Lisboa, constituindo um dos mais interessantes roteiros ou programas da cidade.
Há, de facto, muito para ver e para subir, além de que o Castelo oferece boas oportunidades de vista e está repleto de pequenas lojas de artesanato e de recordações, restaurantes e cafés.
Desde Novembro passado, a entrada no Castelo, antes gratuita, passou a ser paga. O bilhete custa €3.
Horário: Aberto todos os dias 9h-21h (Março a Outubro), 9h-18h (Novembro a Fevereiro). Morada: Lg. do Chão da Feira
Transportes: Autocarro - 37. Eléctrico 12, 28.

Miradouro de Nossa Senhora do Monte
É o ponto mais alto de Lisboa e não consta do roteiro turístico oficial por não ser muito fácil lá chegar.
Se a simples contemplação for suficiente, procure o Miradouro de Nossa Senhora do Monte. Quem o quiser fazer confortavelmente, a comer ou a beber, é só deslocar-se ao último andar da albergaria com o mesmo nome, a 15 metros dali.
Morada: R. da Senhora do Monte à Graça
Transportes: Eléctrico 28


Miradouro de Santa Luzia
Mesmo ao lado do Largo das Portas do Sol e muito próximo da principal entrada do Castelo, é o miradouro oficial da cidade Lisboa.
Morada: Lg. Santa Luzia
Transportes: Autocarro - 37. Eléctrico - 28.


Estufa Fria
Gloriosamente ignorada pelos lisboetas, a Estufa Fria é um dos poucos jardins românticos da cidade e, de igual modo, um espaço verde extremamente agradável de se visitar.
Divide-se em três sectores: a Estufa Fria propriamente dita, que alberga a mais numerosa colecção de espécies, a Estufa Quente, para as plantas e árvores de climas tropicais e a Estufa doce, habitada pelas plantas que apenas sobrevivem em climas secos.
Morada: Parque Eduardo VII
ITransportes: Autocarros - 1, 2, 12, 20, 22, 31, 38, 41, 46, 49. Metro - Marquês Pombal, Parque, S. Sebastião.



2 comentários:

izzolda disse...

!!

Agora fiquei sem palavras! Muito obrigada pela compilação, está excelente!

Margarida disse...

de nada :)
também foi uma viagem para mim, há lugares a que nunca fui.

diverte-te querida!

é pena eu não estar cá :(