julho 25, 2006

às voltas por Lisboa - para os sentidos

Sintra e todos os seus mistérios, encantos e recantos.

É o cenário perfeito para o imaginário dos contos de fadas, cristalizado nas memórias de infância de todos nós – histórias de reis e castelos, príncipes e princesas, bosques encantados.
Sintra é um dos mais belos e raros lugares do Mundo, elevado em 1995 a património da Humanidade da UNESCO. Aqui respira-se magia e história por todos os poros.
A 28 Km de Lisboa encontra-se esta nobre vila, que é urgente conhecer: perder-se nas ruas e na vasta serra verdejante que a envolve, circundar igrejas, palácios, conventos e quintas senhoriais.
Almeida Garrett, Camões, Gil Vicente, Eça de Queirós, Lord Byron ou William Beckford - foram muitos os escritores e poetas rendidos aos encantos de Sintra e que espelharam no papel o seu deslumbramento.
Durante 500 anos, este foi também o destino de eleição dos reis e da aristocracia portuguesa para gozarem as suas férias, e percebe-se porquê: as paisagens idílicas deste paraíso em tons de verde, a vegetação luxuriante e o ar fresco e relaxante da serra são argumentos únicos e irrefutáveis.
Daí a proliferação de palacetes e luxuosas construções, que não eram, afinal, mais que as residências de Verão da extravagante nobreza e realeza lusitanas.
Tantos séculos volvidos, a vila resiste à erosão do tempo e mantém o mesmo ambiente de sonho, acessível a quem o queira partilhar. A Natureza em todo o seu esplendor, a par com a imponência dos monumentos e a vistosa elegância das formas está patente neste pedaço de terra que o Mundo já considera seu.
Para usufruir ao máximo destas paragens, o ideal será evitar os fins-de-semana e feriados, quando a afluência de turistas e visitantes cresce vertiginosamente e a intensidade do tráfego pode dificultar o regresso a casa.
Em alternativa ao carro, opte por uma viagem de comboio, que dura cerca de 45 minutos (a partir de Lisboa). Na estação, o autocarro scotturb nº434 (Circuito da Pena) destina-se ao centro histórico. Se pretende visitar monumentos saiba que a maioria encerra à segunda-feira.

3 comentários:

izzolda disse...

Passei férias em Sintra há relativamente pouco tempo e é um local lindíssimo!

Margarida disse...

ops, sorry :)

Lita disse...

o que te deu para escrever este post sobre Sintra!?!