julho 11, 2006

Santa ignorância

Hoje à hora de almoço na SIC, estava a dar uma noticia relativamente a uma senhora indiana que queria a nacionalidade Portuguesa e algumas das questões colocadas para ser portuguesa eram:

- Qual o 1º Rei de Portugal?
- Se sabia o nosso Hino?
- Quem descobriu caminho maritimo para a India?
- Quem foi Luis de Camões?
- Quem é o nosso 1º Ministro?
- Quem é o Presidente da Républica?

Como a senhora não sabia responder a nenhuma destas questões não lhe foi concedida a nacionalidade Portuguesa... até aqui nada de novo...

Mas o melhor veio a seguir, a jornalista da SIC foi fazer estas questões aos cidadãos portugueses e qual foi o meu espanto quando a maioria não sabia responder, e mais perguntaram a uma senhora quem tinha sido Camões e ela respondeu que foi o nosso 1º Rei ... e eu ia-me mandando para o chão de tanto rir... Santa ignorância!!!!

4 comentários:

Gnominha disse...

Estou estupefacta!!!!!!!!!
como é possível não aceitarem que o 1º Rei de Portugal foi Camões e que quem descobriu o caminho marítimo para índia foi o D. Afonso Henriques!!!!!!!!!!
Se calhar ainda nos vão dizer que quem escreveu os Lusíadas foi Camões!!! Toda a gente sabe que foi o D. Alvares Cabral, caramba!!!




PS - tou brincando.....

Pedro242 disse...

Não acho piada a isso, infelizmente.
Existe muito boa gente que nunca foi á escola e que não tem acesso a muitos dos meios de comunicação social hoje existente, e não deixam de ser portugueses como todos nós.
Façam uma excursão ao interior do Alentejam e vejam com os vossos próprios olhos.

Margarida disse...

será que o Deco sabe o hino de Portugal?

The Star disse...

Eheheh, Margarida, essa foi boa. Eu aposto que o Deco não sabe o hino, porque nos jogos não o vi cantar. Já o Scolari, sendo ele brasileiro, ele cantava-o.

Eu, também, vi a reportagem, e fiquei de queixo caído. Houve uma pessoa que não soube responder a qual uma destas questões. Será que ficou bloqueada? :O
Se fosse no interior do país, se os entrevistados fossem pessoas mais idosas, compreendia-se, mas pessoas +/- instruídas... Bolasss!!!