março 28, 2006

a ler romances...

Há já muito tempo que não ria tanto a ler um romance! Falo do Amor em Tempo de Cólera, de G.G. Marquez, que todos devem conhecer, não fosse ele, o autor de Cem Anos de Solidão, que também já li e não gostei tanto como deste último, achei-o confuso, foram muitas e muitas gerações de solidões.
Mas voltando ao AETC, porquê é que gostei tanto deste livro? Será por ele escrever de forma casual e realista, pondo toda a genialidade numa simples descrição de uma rotina de alguma personagem, ou será porque a procura incansável e labiríntica do amor, me transcende e me surpreende, mesmo sabendo eu, tratar-se do melhor sentimento que alguém poderá experimentar!
Só é pena de a vida ser tão curta para tamanha imaginação!
Mas eu vou puder ler até mais não - ;) é que já tenho a obra completa dele, de uma colecção da Dom Quixote, que acabou no mês passado!
Frases que me conservarei para sempre:

“ Porquê é que a sabedoria só vem ter connosco quando já não precisamos dela?”
“… as mulheres pensam mais no sentido oculto das perguntas que nas perguntas em si.”
“ o amor antes de qualquer outra coisa, era um talento natural: ou se nasce sabendo ou não se sabe nunca.”

Entre outras verdades!
Enfim, valeu a pena ler o AETC e como diz o outro “ fui feliz com GGM”!

3 comentários:

Margarida disse...

nunca li nada do senhor :)
realmente há livros tão simples e tão directos que dizem tantas, mas tantas verdades. assim, sem mais nem menos :)

beijinhos amiga*

izzolda disse...

Também gostei bastante mais do AETC do que do Cem Anos...!

Margarida, isso é imperdoável...tens de ler qualquer coisa dele depressa :)

Margarida disse...

quem sabe izzolda ;) heheh