Porque as coisas que realmente fazem sentido e falta nas nossas vidas não se podem comprar, só se podem viver com a intensidade do momento, Eu desejo-vos para 2010 essas coisas que não têm preço, valores, bens que não estão à venda: Saúde, Harmonia e Amizade!
Todo o resto é acessível e até barato!
Mil sorrisos.
dezembro 29, 2009
novembro 25, 2009
Acerca das Criticas...
Achei que é de postar, apanhei na TimeOut desta semana e é uma frase de Frank Zappa:
" A maior parte das vezes são pessoas que não sabem escrever, a entrevistar pessoas, que não sabem falar para pessoas que não sabem ler."
Se não fosse Inquietante era perturbante?
Deve ser por estas afirmaçoes, que há autores, actores, actrizes, etc, que não leêm as criticas sejam elas boas ou não.
" A maior parte das vezes são pessoas que não sabem escrever, a entrevistar pessoas, que não sabem falar para pessoas que não sabem ler."
Se não fosse Inquietante era perturbante?
Deve ser por estas afirmaçoes, que há autores, actores, actrizes, etc, que não leêm as criticas sejam elas boas ou não.
novembro 09, 2009
alguém me explique...
como é que decorridos 70min do jogo Benfica-Naval, o benfica ainda não marcou um golinho, que fosse?
novembro 04, 2009
para o Natal eu quero...
(à venda aqui)
e uma casa nova para ter espaço para os livros todos que se vão amontoando uns em cima dos outros. e, já agora, com closet e roupeiros, com varandas muito grandes, com cozinha para a minha melhor amiga, com garagem para dois carros. pesquisando bem, pode ser esta.
[amanhã vou jogar no euromilhões]
[amanhã vou jogar no euromilhões]
depois dos 30 aparecem as mazelas todas
qualquer mau jeito que se dê são uns dias com dores, algum esforço maior que se faça são uns dias com dores. é a rinite que volta meia aparece, e já não bastava as dores de cabeça e o acne retardado (que não tive na adolescência) na altura do período, uns discretos (!) bicos de papagaio que aparecem na cervical/dorsal, mas que já dão sinal de vida a valer, agora aparece-me uma dor nas pernas e nos joelhos, uma impressão intensa, esquisita, que nem sei descrever ao certo... será varizes? e, se for, dá logo sinal nas duas pernas?! já estive para ligar à minha médica, para lhe perguntar o que podem ser estas dores, mas acho que ela só se ia rir na minha cara... se estas dores persistirem vou visitá-la na próxima semana.
já digo isto há algum tempo e cada vez mais o afirmo convictamente: depois dos 30, é a decadência total.
[na última consulta, a minha médica confirmou que eu não estava a caminhar para nova. estou lixada, é o que é.]
já digo isto há algum tempo e cada vez mais o afirmo convictamente: depois dos 30, é a decadência total.
[na última consulta, a minha médica confirmou que eu não estava a caminhar para nova. estou lixada, é o que é.]
outubro 31, 2009
pezinhos de cinderela
esta é uma das situações em que fico a pensar se é sorte ou azar calçar o 34. vá, de vez em quando, muito raramente, lá consigo caber num 35.
outubro 23, 2009
A nova familia socialista!
Só uma nota! Gostei de ver mais mulheres neste governo, claro. Só espero que tenham a compentência necessaria para as exigencias. A paridade ainda é um sonho, mas parece que o Socrates quis agradar a todos, um pouco. Eu fiquei surpresa e orgulhosa pelas mulheres mas principalmente pela Gabriela Canavilhas. È uma mulher muito interessante, inteligente e linda, vi-a ha alguns meses no programa Paula Moura Pinheiro sobre os Açores, em ela falava com tanta paixão e entrega dos projectos que estava então a desenvolver na ilha Terceira como ministra reg. da cultura, que fiquei contagiada pela senhora ministra!
Espero que todas tenham sorte, escrupulos, e visão para o futuro!
Bom fds pessoal!
outubro 19, 2009
outubro 15, 2009
No nosso mundo das Infusões...
Bem os benefícios desta planta, são de ordem de diversa, vou é mesmo fazer uma lista de benefícios. Nunca pensei. Já tenho reparado neste vegetal, pois o seu aspecto chama muita atenção, a mim pelo menos… daquelas coisas que se olha e se pensa… Hummm… hoje não, mas para a próxima tenho que levar um pouco desta raiz, planta, vegetal, o que quer seja… decididamente, fui ver à net e fiquei a saber então, que é uma planta, uma caule subterrânea e é originária dos trópicos e da Ásia, na China está amplamente divulgada e utilizada para diversos fins. A net tem dissecações acerca deste do assunto.
No inicio do mês, estava a então a passear pelos vegetais e lá estavam eles, brilhando e piscando o olho a quem quisesse olhar, o dourado da casca, o cheiro suave, mas que provoca, não sei bem qual dos sentidos, mas dá vontade de provar, diz-se que é uma planta também afrodisíaca…! Trouxe para casa e pronto!
Já usei, num dos meus pratos habituais. Fiz uma massa chinesa na wok, aquelas massas que levam, muitas coisas, começo pelo azeite e alho francês, vou juntando os cogumelos frescos, rebentos de soja, molho de soja, as gambas e por fim a massa cozida al dente, mistura-se tudo e fica prato de sucesso! Desta vez não fiquei só por essas misturas adicionei no finzinho, bem raladinho, um pouco de gengibre, liguei tudo, e que cheirinho, ficou maravilhosamente apetitoso, picante e fresco, mas picava na boca, sem queimar a garganta, assim sim! Ainda sobrou mais um pouco, como tinha lido que fazia bem à garganta, antes de me deitar fiz um chá. Para numa cafeteira cortei umas rodelas e deixei no fundo, depois adicionei a água a ferver deixei repousar por uns minutos. Dividi com o maridão, apreciamos e achamos que também dava um bom chá, de intenso sabor, no dia seguinte acordei curada da garganta, fez-me muito bem. Sentia a garganta arranhada, um tanto rouca e acordei fina, com uma boa voz! Neste chá é possível juntar outras ervas, eu já conhecia umas infusões que tinha na sua composição o gengibre, costumo receber de presente de Londres vários chás, como sabem que gostamos muito lá em casa quando vêm familiares nossos, não é necessário pensarem muito, porque peço sempre o mesmo - chás.
Bem resumido, quem tiver com problemas digestivos, enjoos, infecções respiratórias com dores de garganta, dores musculares, entre outras coisas usem e abusem desta planta pois não sendo um produto químico não há problema, não é!
Mil sorrisos!
outubro 09, 2009
Obama, Nobel da Paz
só ainda não percebi se essa distinção foi um acto precipitado ou de inteligência por parte do Comité Nobel Norueguês. mas, de qualquer dos modos, que foi necessária coragem, lá isso foi.
[e que fique bem esclarecido que adoro o Obama]
outubro 07, 2009
american idol 8 - final
foi a primeira vez que vi American Idol, e adorei. pelas vozes reveladas, pela simplicidade que há em palco, sem dançarinos a distrair as performances dos concorrentes, pelo júri e até pelo apresentador. esta final, descrita ao pormenor aqui, transcendeu todas as minhas expectativas... é que fiquei mesmo sem palavras. é por estas e por outras que Portugal estará sempre a anos-luz deste tipos de espectáculo. para muita pena minha, não ganhou o Adam Lambert, mas é certo que ele está lançado no mundo da música. e eu cá espero pelo CD dele, que sairá no final de Novembro.
[se tiverem possibilidade vejam esta final, do início ao fim, é que vale mesmo a pena. tem lágrimas, tem risos, tem arrepios, tem alegrias. tem emoções à flor da pele. e é disso que eu gosto.]
[se tiverem possibilidade vejam esta final, do início ao fim, é que vale mesmo a pena. tem lágrimas, tem risos, tem arrepios, tem alegrias. tem emoções à flor da pele. e é disso que eu gosto.]
A propósito da V Mostra do Animal de Estimação
Decorreu em Loures neste fds e segunda-feira, feriado. Já passou, eu sei, mas não é pertenencia da data que é relevante neste momento, mas sim uma frase da minha filha, que achei hilariante. Então quando a minha "pinrucha" chegou a casa depois de uma visita ao dito parque, eu perguntei-lhe se tinha gostado e qual tinha sido o animal que ela gostou mais de ver, ela respondeu-me... gostei muito de ver todos, os canarios, os gatos, um guaxin, e os poneis e até havia muitas moscas. Mas então, qual escolherias para trazeres para casa?
-Mamã quando tivermos uma quinta compramos um cavalo, era esse o animal que adorava ter!!
Uma gargalhada geral, claro. A rapariga faz-se, mas acho que nós temos de nos adiantar para a acompanhar nos seus sonhos!!
Mil sorrisos!
setembro 30, 2009
Gosto tanto de notícias destas! Gosto de ver a ciência a desenvolver temas destes!
Agora o chocolate também é recomendado a quem acaba de sofrer um AVC, desde que não seja fatalmente, claro. Então é benéfico trazer por perto uma barra de chocolate e ir comendo aos poucos e depois das refeições. Há dias que me anda a apetecer comer esta iguaria, mas só me lembro à noite, depois do jantar, pois sou daquelas que acho que fruta não é sobremesa, e as frutas gosto de come-las durante o dia, ao lanche. Quando li hoje esta novidade, yupi! Esta decidido, esta noite vou me saciar deste bem que afinal é fundamental nas nossas dietas! Vou jantar fora e aproveito a oportunidade para comer uma bela mousse, depois dou uma voltinha para gastar as calorias e já me recriminarei.
Se quiserem ler mais vão ao jornal i. ok!
“Um estudo sueco vai fazer felizes os viciados em chocolate: os investigadores descobriram que quem come chocolate tem maiores hipóteses de sobrevivência se sofrer um ataque cardíaco. E parece que, quanto mais comerem, melhor.
Os cientistas acompanharam 1169 homens e mulheres, não diabéticos, que tinham sido hospitalizados devido a um (primeiro) ataque cardíaco. Cada uma dessas pessoas preencheu um questionário-padrão de saúde, que incluía uma pergunta sobre o consumo de chocolate nos 12 meses anteriores. O chocolate contém antioxidantes flavonóides que se crê terem efeitos cardiovasculares benéficos.”
Hasta.
Se quiserem ler mais vão ao jornal i. ok!
“Um estudo sueco vai fazer felizes os viciados em chocolate: os investigadores descobriram que quem come chocolate tem maiores hipóteses de sobrevivência se sofrer um ataque cardíaco. E parece que, quanto mais comerem, melhor.
Os cientistas acompanharam 1169 homens e mulheres, não diabéticos, que tinham sido hospitalizados devido a um (primeiro) ataque cardíaco. Cada uma dessas pessoas preencheu um questionário-padrão de saúde, que incluía uma pergunta sobre o consumo de chocolate nos 12 meses anteriores. O chocolate contém antioxidantes flavonóides que se crê terem efeitos cardiovasculares benéficos.”
Hasta.
setembro 24, 2009
Cultura no Expresso!
Retirei a notícia ou repto na edição do Expresso deste fds, o jornal vai editar em formato de livro de bolso alguns clássicos (5), podiam ser mais, talvez continue no futuro, mas por agora são os que estão abaixo, saiu neste fds, o 1º que foi gratuito, como deveriam ser os outros todos, efectivamente um jornal que custa praticamente 3.00€ devia ter estas atenções, e de quando em vez ofertar aos seus leitores estas prendas, era gratificante. Mas enfim o tuga paga tudo e mais alguma coisa e não bufa! Compreendo que parte destas colecções, os clássicos, já façam parte da nossa biblioteca, mas há sempre um que nos faltará e podemos aproveitar para conhecer e enriquecer mais a nossa referida biblioteca, a mente e o espírito. Vou fazer a colecção e aquele que já tiver faculto à biblioteca do infantário da minha pequenina!
A Colecção:
.
1º Peregrinação - 19 de Setembro - Grátis
2º Os Lusíadas - 25 de Setembro - 1€
3º As Viagens de Goulliver - 3 de Outubro - 1€
4º Odisseia - 9 de Outubro - 1€
5º História Trágica Marítima - 17 de Outubro - 1€
6º - A Eneia - 24 de Outubro - 1€
Boa Tarde!
A Colecção:
.
1º Peregrinação - 19 de Setembro - Grátis
2º Os Lusíadas - 25 de Setembro - 1€
3º As Viagens de Goulliver - 3 de Outubro - 1€
4º Odisseia - 9 de Outubro - 1€
5º História Trágica Marítima - 17 de Outubro - 1€
6º - A Eneia - 24 de Outubro - 1€
Boa Tarde!
setembro 22, 2009
Abram alas ao Sonso e Mafarico! Ou Não...
Pois a mensagem da Guida abaixo, fez-me lembrar a comparação que a minha pequenina faz sempre que vê a Stora Manuela F. Leite na TV. Então, ela saiu-se com esta: oh mãe ela é tão parecida com o sonso ou com o mafarico, não é? eh eh eh.... rimos todos a achamos o máximo a comparação, é que têm traços fisicos e não só, muito comuns! estes dois personagens fazem parte da serie que todos ja ouviram falar, com certeza o NODDY, e são especialistas em pregar partidas ao Nodyy, malvados, portanto cuidado com ela, apesar do seu ar serio, pode enganar, e não estamos propriamente no país dos brinquedos, as partidas podem ter efitos nocivos para todos!!
setembro 18, 2009
do alto dos seus 2 anos e 8 meses
hoje, à saída do infantário, vesti-lhe o casaquinho e disse-lhe que estava a ficar frescote na rua. ao que ele respondeu assim:
- o Outono está quase a começar, e depois as folhas das árvores ficam castanhas.
- pois é, está a ficar frio e o sol nem sempre aparece...
- sim, depois vem o Inverno e vem a chuva.
aqui fiquei embasbacada a olhar para ele, já que não fazia ideia de que ele já conhecia as estações do ano. para o testar, perguntei-lhe:
- e a seguir, vem a Primaaa...?
- Mafalda!
pronto, foi a risota total!
[a conversa foi assim, com os r's e os s's no sítio certo. como é lógico, a Mafalda é a primita dele... lol]
- o Outono está quase a começar, e depois as folhas das árvores ficam castanhas.
- pois é, está a ficar frio e o sol nem sempre aparece...
- sim, depois vem o Inverno e vem a chuva.
aqui fiquei embasbacada a olhar para ele, já que não fazia ideia de que ele já conhecia as estações do ano. para o testar, perguntei-lhe:
- e a seguir, vem a Primaaa...?
- Mafalda!
pronto, foi a risota total!
[a conversa foi assim, com os r's e os s's no sítio certo. como é lógico, a Mafalda é a primita dele... lol]
setembro 09, 2009
setembro 07, 2009
o que se faz pelo sobrinho mais giro do mundo!
imaginem ouvir isto 4 a 5 vezes por dia... :)
[este blog está seriamente a tornar-se numa montra de videos]
agosto 17, 2009
agosto 09, 2009
um mimo para mim
almofada anatómica, da colunex.
só ainda não percebi se me vou adaptar à dita, mas hoje acordei com menos dores no pescoço.
só ainda não percebi se me vou adaptar à dita, mas hoje acordei com menos dores no pescoço.
agosto 07, 2009
julho 31, 2009
Boas Ferias... para mim!!
Pois chegou a hora, é hoje que me vou. Dia 31, como custou chegar a esta data!
Vou à procura destas imagens e de outras. Quero me esquecer (pelo menos tentar esquecer!) dos dias rotineiros, das mesmas caras de todos os dias, dos mesmos caminhos percorridos à pressa diariamente, das conversas pesadas sobre as coisas da vida!
Vou pôr os meus ouvidos em dia com as novas musicas que estão aí, ouvir a Sara Tavares no "Xinti" que quer dizer "sente" em crioulo e deixar-me levar bom seu bom "feling", e tb viajar nas outras sonoridades do momento.
Vai me saber tão bem, o peixinho, o cafezinho, o geladinho, o fresquinho, o solzinho no final da tarde... e outras coisas acabadas em inho...
Bem os desejos estão formulados mentalmente! Agora é só pensar positivo!
Boas ferias a todos que estão a ir tb, como aos que irão mais semana menos semana!
julho 16, 2009
somos ricos ou tolos?
[sim todos nós! Os tugas!]
"Segunda-feira passada, a meio da tarde, faço a A-6, em direcção a Espanha e na companhia de uma amiga estrangeira; quarta-feira de manhã, refaço o mesmo percurso, em sentido inverso, rumo a Lisboa.
Tanto para lá como para cá, é uma auto-estrada luxuosa e fantasma. Em contrapartida, numa breve incursão pela estrada nacional, entre Arraiolos e Borba, vamos encontrar um trânsito cerrado, composto esmagadoramente por camiões de mercadorias espanhóis. Vinda de um país onde as auto-estradas estão sempre cheias, ela está espantada com o que vê :
- É sempre assim, esta auto-estrada ?
- Assim, como ?
- Deserta, magnífica, sem trânsito ?
- É, é sempre assim.
- Todos os dias ?
- Todos, menos ao domingo, que sempre tem mais gente.
- Mas, se não há trânsito, porque a fizeram ?
- Porque havia dinheiro para gastar dos Fundos Europeus, e porque diziam que o desenvolvimento era isto.
- E têm mais auto-estradas destas ?
- Várias e ainda temos outras em construção : só de Lisboa para o Porto, vamos ficar com três. Entre S. Paulo e o Rio de Janeiro, por exemplo, não há nenhuma : só uns quilómetros à saída de S. Paulo e outros à chegada ao Rio. Nós vamos ter três entre o Porto e Lisboa : é a aposta no automóvel, na poupança de energia, nos acordos de Quioto, etc. - respondi, rindo-me.
- E, já agora, porque é que a auto-estrada está deserta e a estrada nacional está cheia de camiões ?
- Porque assim não pagam portagem.
- E porque são quase todos espanhóis ?
- Vêm trazer-nos comida.
- Mas vocês não têm agricultura ?
- Não : a Europa paga-nos para não ter. E os nossos agricultores dizem que produzir não é rentável.
- Mas para os espanhóis é ?
- Pelos vistos ...
Ela ficou a pensar um pouco e voltou à carga :
- Mas porque não investem antes no comboio ?
- Investimos, mas não resultou.
- Não resultou, como ?
- Houve aí uns experts que gastaram uma fortuna a modernizar a linha Lisboa-Porto, com comboios pendulares e tudo, mas não resultou.
- Mas porquê ?
- Olha, é assim : a maior parte do tempo, o comboio não 'pendula'; e, quando 'pendula', enjoa de morte. Não há sinal de telemóvel nem Internet, não há restaurante, há apenas um bar infecto e, de facto, o único sinal de 'modernidade' foi proibirem de fumar em qualquer espaço do comboio. Por isso, as pessoas preferem ir de carro e a companhia ferroviária do Estado perde centenas de milhões todos os anos.
- E gastaram nisso uma fortuna ?
- Gastámos. E a única coisa que se conseguiu foi tirar 25 minutos às três horas e meia que demorava a viagem há cinquenta anos ...
- Estás a brincar comigo !
- Não, estou a falar a sério !
- E o que fizeram a esses incompetentes ?
- Nada. Ou melhor, agora vão dar-lhes uma nova oportunidade, que é encherem o país de TGV : Porto-Lisboa, Porto-Vigo, Madrid-Lisboa ... e ainda há umas ameaças de fazerem outro no Algarve e outro no Centro.
- Mas que tamanho tem Portugal, de cima a baixo ?
- Do ponto mais a norte ao ponto mais a sul, 561 km.
Ela ficou a olhar para mim, sem saber se era para acreditar ou não.
- Mas, ao menos, o TGV vai directo de Lisboa ao Porto ?
- Não, pára em várias estações : de cima para baixo e se a memória não me falha, pára em Aveiro, para os compensar por não arrancarmos já com o TGV deles para Salamanca; depois, pára em Coimbra para não ofender o prof. Vital Moreira, que é muito importante lá; a seguir, pára numa aldeia chamada Ota, para os compensar por não terem feito lá o novo aeroporto de Lisboa; depois, pára em Alcochete, a sul de Lisboa, onde ficará o futuro aeroporto; e, finalmente, pára em Lisboa, em duas estações.
- Como : então o TGV vem do Norte, ultrapassa Lisboa pelo sul, e depois volta para trás e entra em Lisboa ?
- Isso mesmo.
- E como entra em Lisboa ?
- Por uma nova ponte que vão fazer.
- Uma ponte ferroviária ?
- E rodoviária também : vai trazer mais uns vinte ou trinta mil carros todos os dias para Lisboa.
- Mas isso é o caos, Lisboa já está congestionada de carros !
- Pois é.
- E, então ?
- Então, nada. São os especialistas que decidiram assim.
Ela ficou pensativa outra vez. Manifestamente, o assunto estava a fasciná-la.
- E, desculpa lá, esse TGV para Madrid vai ter passageiros ? Se a auto-estrada está deserta ...
- Não, não vai ter.
- Não vai ? Então, vai ser uma ruína !
- Não, é preciso distinguir : para as empresas que o vão construir e para os bancos que o vão capitalizar, vai ser um negócio fantástico! A exploração é que vai ser uma ruína - aliás, já admitida pelo Governo - porque, de facto, nem os especialistas conseguem encontrar passageiros que cheguem para o justificar.
- E quem paga os prejuízos da exploração: as empresas construtoras ?
- Naaaão! Quem paga são os contribuintes ! Aqui a regra é essa !
- E vocês não despedem o Governo ?
- Talvez, mas não serve de muito: quem assinou os acordos para o TGV com Espanha foi a oposição, quando era governo ...
- Que país o vosso ! Mas qual é o argumento dos governos para fazerem um TGV que já sabem que vai perder dinheiro ?
- Dizem que não podemos ficar fora da Rede Europeia de Alta Velocidade.
- O que é isso ? Ir em TGV de Lisboa a Helsínquia ?
- A Helsínquia, não, porque os países escandinavos não têm TGV.
- Como ? Então, os países mais evoluídos da Europa não têm TGV e vocês têm de ter ?
- É, dizem que assim entramos mais depressa na modernidade.
Fizemos mais uns quilómetros de deserto rodoviário de luxo, até que ela pareceu lembrar-se de qualquer coisa que tinha ficado para trás :
- E esse novo aeroporto de que falaste, é o quê ?
- O novo aeroporto internacional de Lisboa, do lado de lá do rio e a uns 50 quilómetros de Lisboa.
- Mas vocês vão fechar este aeroporto que é um luxo, quase no centro da cidade, e fazer um novo ?
- É isso mesmo. Dizem que este está saturado.
- Não me pareceu nada ...
- Porque não está : cada vez tem menos voos e só este ano a TAP vai cancelar cerca de 20.000. O que está a crescer são os voos das low-cost, que, aliás, estão a liquidar a TAP.
- Mas, então, porque não fazem como se faz em todo o lado, que é deixar as companhias de linha no aeroporto principal e chutar as low-cost para um pequeno aeroporto de periferia ? Não têm nenhum disponível ?
- Temos vários. Mas os especialistas dizem que o novo aeroporto vai ser um hub ibérico, fazendo a trasfega de todos os voos da América do Sul para a Europa : um sucesso garantido.
- E tu acreditas nisso ?
- Eu acredito em tudo e não acredito em nada. Olha ali ao fundo: sabes o que é aquilo ?
- Um lago enorme ! Extraordinário !
- Não : é a barragem de Alqueva, a maior da Europa.
- Ena ! Deve produzir energia para meio país !
- Praticamente zero.
- A sério ? Mas, ao menos, não vos faltará água para beber !
- A água não é potável : já vem contaminada de Espanha.
- Já não sei se estás a gozar comigo ou não, mas, se não serve para beber, serve para regar - ou nem isso?
- Servir, serve, mas vai demorar vinte ou mais anos até instalarem o perímetro de rega, porque, como te disse, aqui acredita-se que a agricultura não tem futuro: antes, porque não havia água; agora, porque há água a mais.
- Estás a dizer-me que fizeram a maior barragem da Europa e não serve para nada ?
- Vai servir para regar campos de golfe e urbanizações turísticas, que é o que nós fazemos mais e melhor.
Apesar do sol de frente, impiedoso, ela tirou os óculos escuros e virou-se para me olhar bem de frente :
- Desculpa lá a última pergunta : vocês são doidos ou são ricos ?
- Antes, éramos só doidos e fizemos algumas coisas notáveis por esse mundo fora; depois, disseram-nos que afinal éramos ricos e desatámos a fazer todas as asneiras possíveis cá dentro; em breve, voltaremos a ser pobres e enlouqueceremos de vez.
Ela voltou a colocar os óculos de sol e a recostar-se para trás no assento. E suspirou :
- Bem, uma coisa posso dizer : há poucos países tão agradáveis para viajar como Portugal ! Olha-me só para esta auto-estrada sem ninguém "
"Segunda-feira passada, a meio da tarde, faço a A-6, em direcção a Espanha e na companhia de uma amiga estrangeira; quarta-feira de manhã, refaço o mesmo percurso, em sentido inverso, rumo a Lisboa.
Tanto para lá como para cá, é uma auto-estrada luxuosa e fantasma. Em contrapartida, numa breve incursão pela estrada nacional, entre Arraiolos e Borba, vamos encontrar um trânsito cerrado, composto esmagadoramente por camiões de mercadorias espanhóis. Vinda de um país onde as auto-estradas estão sempre cheias, ela está espantada com o que vê :
- É sempre assim, esta auto-estrada ?
- Assim, como ?
- Deserta, magnífica, sem trânsito ?
- É, é sempre assim.
- Todos os dias ?
- Todos, menos ao domingo, que sempre tem mais gente.
- Mas, se não há trânsito, porque a fizeram ?
- Porque havia dinheiro para gastar dos Fundos Europeus, e porque diziam que o desenvolvimento era isto.
- E têm mais auto-estradas destas ?
- Várias e ainda temos outras em construção : só de Lisboa para o Porto, vamos ficar com três. Entre S. Paulo e o Rio de Janeiro, por exemplo, não há nenhuma : só uns quilómetros à saída de S. Paulo e outros à chegada ao Rio. Nós vamos ter três entre o Porto e Lisboa : é a aposta no automóvel, na poupança de energia, nos acordos de Quioto, etc. - respondi, rindo-me.
- E, já agora, porque é que a auto-estrada está deserta e a estrada nacional está cheia de camiões ?
- Porque assim não pagam portagem.
- E porque são quase todos espanhóis ?
- Vêm trazer-nos comida.
- Mas vocês não têm agricultura ?
- Não : a Europa paga-nos para não ter. E os nossos agricultores dizem que produzir não é rentável.
- Mas para os espanhóis é ?
- Pelos vistos ...
Ela ficou a pensar um pouco e voltou à carga :
- Mas porque não investem antes no comboio ?
- Investimos, mas não resultou.
- Não resultou, como ?
- Houve aí uns experts que gastaram uma fortuna a modernizar a linha Lisboa-Porto, com comboios pendulares e tudo, mas não resultou.
- Mas porquê ?
- Olha, é assim : a maior parte do tempo, o comboio não 'pendula'; e, quando 'pendula', enjoa de morte. Não há sinal de telemóvel nem Internet, não há restaurante, há apenas um bar infecto e, de facto, o único sinal de 'modernidade' foi proibirem de fumar em qualquer espaço do comboio. Por isso, as pessoas preferem ir de carro e a companhia ferroviária do Estado perde centenas de milhões todos os anos.
- E gastaram nisso uma fortuna ?
- Gastámos. E a única coisa que se conseguiu foi tirar 25 minutos às três horas e meia que demorava a viagem há cinquenta anos ...
- Estás a brincar comigo !
- Não, estou a falar a sério !
- E o que fizeram a esses incompetentes ?
- Nada. Ou melhor, agora vão dar-lhes uma nova oportunidade, que é encherem o país de TGV : Porto-Lisboa, Porto-Vigo, Madrid-Lisboa ... e ainda há umas ameaças de fazerem outro no Algarve e outro no Centro.
- Mas que tamanho tem Portugal, de cima a baixo ?
- Do ponto mais a norte ao ponto mais a sul, 561 km.
Ela ficou a olhar para mim, sem saber se era para acreditar ou não.
- Mas, ao menos, o TGV vai directo de Lisboa ao Porto ?
- Não, pára em várias estações : de cima para baixo e se a memória não me falha, pára em Aveiro, para os compensar por não arrancarmos já com o TGV deles para Salamanca; depois, pára em Coimbra para não ofender o prof. Vital Moreira, que é muito importante lá; a seguir, pára numa aldeia chamada Ota, para os compensar por não terem feito lá o novo aeroporto de Lisboa; depois, pára em Alcochete, a sul de Lisboa, onde ficará o futuro aeroporto; e, finalmente, pára em Lisboa, em duas estações.
- Como : então o TGV vem do Norte, ultrapassa Lisboa pelo sul, e depois volta para trás e entra em Lisboa ?
- Isso mesmo.
- E como entra em Lisboa ?
- Por uma nova ponte que vão fazer.
- Uma ponte ferroviária ?
- E rodoviária também : vai trazer mais uns vinte ou trinta mil carros todos os dias para Lisboa.
- Mas isso é o caos, Lisboa já está congestionada de carros !
- Pois é.
- E, então ?
- Então, nada. São os especialistas que decidiram assim.
Ela ficou pensativa outra vez. Manifestamente, o assunto estava a fasciná-la.
- E, desculpa lá, esse TGV para Madrid vai ter passageiros ? Se a auto-estrada está deserta ...
- Não, não vai ter.
- Não vai ? Então, vai ser uma ruína !
- Não, é preciso distinguir : para as empresas que o vão construir e para os bancos que o vão capitalizar, vai ser um negócio fantástico! A exploração é que vai ser uma ruína - aliás, já admitida pelo Governo - porque, de facto, nem os especialistas conseguem encontrar passageiros que cheguem para o justificar.
- E quem paga os prejuízos da exploração: as empresas construtoras ?
- Naaaão! Quem paga são os contribuintes ! Aqui a regra é essa !
- E vocês não despedem o Governo ?
- Talvez, mas não serve de muito: quem assinou os acordos para o TGV com Espanha foi a oposição, quando era governo ...
- Que país o vosso ! Mas qual é o argumento dos governos para fazerem um TGV que já sabem que vai perder dinheiro ?
- Dizem que não podemos ficar fora da Rede Europeia de Alta Velocidade.
- O que é isso ? Ir em TGV de Lisboa a Helsínquia ?
- A Helsínquia, não, porque os países escandinavos não têm TGV.
- Como ? Então, os países mais evoluídos da Europa não têm TGV e vocês têm de ter ?
- É, dizem que assim entramos mais depressa na modernidade.
Fizemos mais uns quilómetros de deserto rodoviário de luxo, até que ela pareceu lembrar-se de qualquer coisa que tinha ficado para trás :
- E esse novo aeroporto de que falaste, é o quê ?
- O novo aeroporto internacional de Lisboa, do lado de lá do rio e a uns 50 quilómetros de Lisboa.
- Mas vocês vão fechar este aeroporto que é um luxo, quase no centro da cidade, e fazer um novo ?
- É isso mesmo. Dizem que este está saturado.
- Não me pareceu nada ...
- Porque não está : cada vez tem menos voos e só este ano a TAP vai cancelar cerca de 20.000. O que está a crescer são os voos das low-cost, que, aliás, estão a liquidar a TAP.
- Mas, então, porque não fazem como se faz em todo o lado, que é deixar as companhias de linha no aeroporto principal e chutar as low-cost para um pequeno aeroporto de periferia ? Não têm nenhum disponível ?
- Temos vários. Mas os especialistas dizem que o novo aeroporto vai ser um hub ibérico, fazendo a trasfega de todos os voos da América do Sul para a Europa : um sucesso garantido.
- E tu acreditas nisso ?
- Eu acredito em tudo e não acredito em nada. Olha ali ao fundo: sabes o que é aquilo ?
- Um lago enorme ! Extraordinário !
- Não : é a barragem de Alqueva, a maior da Europa.
- Ena ! Deve produzir energia para meio país !
- Praticamente zero.
- A sério ? Mas, ao menos, não vos faltará água para beber !
- A água não é potável : já vem contaminada de Espanha.
- Já não sei se estás a gozar comigo ou não, mas, se não serve para beber, serve para regar - ou nem isso?
- Servir, serve, mas vai demorar vinte ou mais anos até instalarem o perímetro de rega, porque, como te disse, aqui acredita-se que a agricultura não tem futuro: antes, porque não havia água; agora, porque há água a mais.
- Estás a dizer-me que fizeram a maior barragem da Europa e não serve para nada ?
- Vai servir para regar campos de golfe e urbanizações turísticas, que é o que nós fazemos mais e melhor.
Apesar do sol de frente, impiedoso, ela tirou os óculos escuros e virou-se para me olhar bem de frente :
- Desculpa lá a última pergunta : vocês são doidos ou são ricos ?
- Antes, éramos só doidos e fizemos algumas coisas notáveis por esse mundo fora; depois, disseram-nos que afinal éramos ricos e desatámos a fazer todas as asneiras possíveis cá dentro; em breve, voltaremos a ser pobres e enlouqueceremos de vez.
Ela voltou a colocar os óculos de sol e a recostar-se para trás no assento. E suspirou :
- Bem, uma coisa posso dizer : há poucos países tão agradáveis para viajar como Portugal ! Olha-me só para esta auto-estrada sem ninguém "
(Miguel Sousa Tavares - Expresso)
julho 06, 2009
junho 28, 2009
junho 26, 2009
Morreu o meu Rei "Michael Jackson"
Estou estarrecida, até nem acreditei à primeira.
Que vida tão breve, para tão grande personalidade! Tanto que ainda havia para fazer, mostrar e viver ao teu som, Machael!
Ainda ha pouco tempo dei-o a conhecer á minha filha de 5 anos, com a promessa de vê-lo aqui em Portugal brevemente, como é possivel... uma perda inestimavel, mas ele ficará para sempre!
junho 25, 2009
ai Portugal, Portugal
estão com tanta dificuldade em encontrar um substituto para o cargo de Provedor de Justiça, que eu ofereço os meus préstimos para o lugar... onde serão as inscrições?
[ai Portugal, Portugal...]
[ai Portugal, Portugal...]
junho 21, 2009
junho 19, 2009
Deus, se tu existes, onde é que anda a justiça neste mundo?
não têm sido uns dias fáceis. nem os próximos o serão, certamente. a tristeza, a impotência e tudo que lhes está associado são tramadas e difíceis de digerir. há maldições de ordens várias que nos roubarão o sono por largas semanas... valha-nos uns bromalex's e entra-se em piloto automático.
até à pouco tempo atrás acreditava naquela máxima "quem com ferros mata, com ferros há-de morrer"... não no sentido literal, como é lógico, mas algures na vida dessas horrendas criaturas deveria acontecer-lhes algo que as fizesse pagar por todo o mal que causam nos outros... o que não é pouco.
mas a pouco e pouco fui deixando de acreditar. e hoje, talvez por sentir mais na pele, cada vez mais me apercebo que, quem é do bem, como se costuma dizer, é quem sofre, em todos os sentidos da vida, física e/ou psicologicamente, deixando impotente quem quer a todo o custo trazer algum conforto, força e até arranjar maneira de desmentir as más notícias, imaginando talvez que seja apenas um lapso...
é que depois vêem-se aquelas horrendas criaturas a rirem-se e a espezinharem constantemente quem tenta trazer alguma justiça a esta insanidade que nos rodeia... será que aquelas horrendas criaturas conseguem deitar a cabeça na almofada e ter um sono tranquilo?
um mal nunca vem só...
assim resumi uma semana e sim, decididamente, eu não pertenço a este mundo. e sim, tenho vontade de chorar...
até à pouco tempo atrás acreditava naquela máxima "quem com ferros mata, com ferros há-de morrer"... não no sentido literal, como é lógico, mas algures na vida dessas horrendas criaturas deveria acontecer-lhes algo que as fizesse pagar por todo o mal que causam nos outros... o que não é pouco.
mas a pouco e pouco fui deixando de acreditar. e hoje, talvez por sentir mais na pele, cada vez mais me apercebo que, quem é do bem, como se costuma dizer, é quem sofre, em todos os sentidos da vida, física e/ou psicologicamente, deixando impotente quem quer a todo o custo trazer algum conforto, força e até arranjar maneira de desmentir as más notícias, imaginando talvez que seja apenas um lapso...
é que depois vêem-se aquelas horrendas criaturas a rirem-se e a espezinharem constantemente quem tenta trazer alguma justiça a esta insanidade que nos rodeia... será que aquelas horrendas criaturas conseguem deitar a cabeça na almofada e ter um sono tranquilo?
um mal nunca vem só...
assim resumi uma semana e sim, decididamente, eu não pertenço a este mundo. e sim, tenho vontade de chorar...
junho 18, 2009
O calor do momento...
Exalta em mim aquela vontade de férias, aquela, que ando a tentar contrariar, ou melhor controlar para conseguir dosear energia para mais mês e meio de trabalho!
Não esta a ser fácil, com 30º pelas nove da manhã! Que tempo tão estranho, só queria saber se em Agosto, vamos continuar com estas temperaturas… a ver vamos, talvez seja melhor começar já a fazer uma preces… efectivamente, foi-me imposto o Agosto este ano para férias, não gosto nada! Brrrr
Mas o quê que me apetece mesmo: estar a beira mar, com um grande chapéu na cabeça, óculos escuros e cara fresca, refrescada ao natural com umas gotinhas de agua salgada…
Ou,
Estar à sombra, num lugar repleto de árvores e flores, conseguir montar um baloiço, e ficar a baloiçar ao sabor do vento… um vento com cheiros, de flores terra e plantas, tudo muito suave e misturado, não se conseguindo distinguir um cheiro mais intenso!
Sabem que estes pensamentos estão a ajudam-me como pilhas alcalinas às minhas baterias que estão fraquinhas, fraquinhas… fecho os olhos por nuns momentos e é só imaginar…
Quais são os vossos pensamentos para fugir a rotina?
Agora, vou almoçar, mas só me apetece fruta… hoje vai ser assim!
Tudo de bom! Bjs.
Não esta a ser fácil, com 30º pelas nove da manhã! Que tempo tão estranho, só queria saber se em Agosto, vamos continuar com estas temperaturas… a ver vamos, talvez seja melhor começar já a fazer uma preces… efectivamente, foi-me imposto o Agosto este ano para férias, não gosto nada! Brrrr
Mas o quê que me apetece mesmo: estar a beira mar, com um grande chapéu na cabeça, óculos escuros e cara fresca, refrescada ao natural com umas gotinhas de agua salgada…
Ou,
Estar à sombra, num lugar repleto de árvores e flores, conseguir montar um baloiço, e ficar a baloiçar ao sabor do vento… um vento com cheiros, de flores terra e plantas, tudo muito suave e misturado, não se conseguindo distinguir um cheiro mais intenso!
Sabem que estes pensamentos estão a ajudam-me como pilhas alcalinas às minhas baterias que estão fraquinhas, fraquinhas… fecho os olhos por nuns momentos e é só imaginar…
Quais são os vossos pensamentos para fugir a rotina?
Agora, vou almoçar, mas só me apetece fruta… hoje vai ser assim!
Tudo de bom! Bjs.
junho 07, 2009
junho 02, 2009
há lá cocktail melhor?!
ul-250 e motilium.
parece-me que ainda lhe vou juntar o pankreoflat, por via das dúvidas.
são servidos?
parece-me que ainda lhe vou juntar o pankreoflat, por via das dúvidas.
são servidos?
prison break - the final break
já uma pessoa estava a deixar para trás a história, as personagens, os actores, o luto televisivo, devagarinho, a ir embora, quando surge um episódio especial onde são explicados os factos da cena final, um salto de 4 anos no tempo... e descamba tudo outra vez!
[eu até tenho um draft sobre a série, mas tem tantos spoilers que me tenho retraído de o publicar]
[eu até tenho um draft sobre a série, mas tem tantos spoilers que me tenho retraído de o publicar]
maio 29, 2009
Lisboa debaixo da terra
hoje recebi um email da nossa querida florcafé, com este título e que dizia mais ou menos isto:
"Vale a pena ver cada um dos links...
"Vale a pena ver cada um dos links...
As Galerias Romanas da Rua da Prata
A Sé de Lisboa
O Aqueduto das Águas Livres
Bairro Estrela D'Ouro
O Teatro Romano
Reservatório da Patriarcal
Convento do Corpo de Deus
Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros
Padrão do Chão Salgado
A Muralha Fernandina
Os Moinhos de Vento
A Sé de Lisboa
O Aqueduto das Águas Livres
Bairro Estrela D'Ouro
O Teatro Romano
Reservatório da Patriarcal
Convento do Corpo de Deus
Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros
Padrão do Chão Salgado
A Muralha Fernandina
Os Moinhos de Vento
...e depois tomar uma Ginginha no Rossio, um Perna de Pau no Pirata dos Restauradores, comer pasteis de Belém (em Belém, claro) e uma sanduíche de leitão na rua da Betesga (perto da Praça da Figueira), tomar um café no Nicola e mais um chá e torrada na Pastelaria Suíça, e outro café na Brasileira no Chiado .... depois e ir aos saldos na Baixa... enfim, um dia preenchido!"
há medida que ia vendo os vídeos, só repetia para mim mesma, completamente fascinada pelos mistérios que descobri em cada imagem, como é que esta cidade magnífica nos passa tão despercebida à frente dos nossos olhos, que me deu uma imensa vontade de pegar na máquina fotográfica e sair disparada por esses cantos e recantos desta Lisboa iluminada...
há medida que ia vendo os vídeos, só repetia para mim mesma, completamente fascinada pelos mistérios que descobri em cada imagem, como é que esta cidade magnífica nos passa tão despercebida à frente dos nossos olhos, que me deu uma imensa vontade de pegar na máquina fotográfica e sair disparada por esses cantos e recantos desta Lisboa iluminada...
e há lá vida melhor?!
piquei o cartão de ponto às 16h55m, assinalando a saída do emprego, apanho os 3 transportes públicos de seguida, às 17h35m entro em casa e ela está arrumada, limpa, aspirada... incluindo janelas. a roupa está passada e arrumada nas gavetas.
há dias assim, que, depois de um meio de semana stressante, roçam a perfeição!
[agora resta-me a dúvida: mas o que é que eu vou fazer no fds agora que virei dondoca? ;) ]
há dias assim, que, depois de um meio de semana stressante, roçam a perfeição!
[agora resta-me a dúvida: mas o que é que eu vou fazer no fds agora que virei dondoca? ;) ]
maio 26, 2009
brothers & sisters - in real time (fox life)
dúvida existencial: mas a Holly nunca mais tem aquilo que merece?!
não há coração que aguente!
os argumentistas andam loucos! só pode e só assim se justificam os finais das temporadas das nossas tão queridas séries… ele é Lost, Prison Break, Brothers & Sisters e, mais recentemente, Grey’s Anatomy… isto só para mencionar aquelas que já vi. ainda falta Desperate Housewives, Gossip Girl, 24, Dexter, Heroes, Chuck (estas últimas 3, faltam-me mesmo os episódios todos)…. e provavelmente mais alguma que me esteja agora a escapar.
os senhores que imaginam os episódios devem ter pensado que nos haviam de compensar, devido ao ensonso da maioria das temporadas passadas, muito provavelmente provocado pela greve. e vai daí, ora tomem lá: dêem pulos, assustem-se, relaxem, enervem-se, riam-se, chorem baba e ranho, e presenteiam-nos com todas as emoções em cada série, com reviravoltas totalmente imprevisíveis. e o mais grave!, nem nos dão tempo para gerir o que vimos! é que ainda estamos a remoer o que aconteceu numa série, já está outra a dar os seus momentos finais, já que quase todas as séries terminam em dias seguidos. resumindo, fica um turbilhão de emoções dentro de nós… nem nos lembramos que estamos a ver uma simples série, que não é real, que a história acaba com o genérico final. não, nós não conseguimos fazer isso. nós não dormimos, choramos, revoltamo-nos com as mortes de personagens queridas e com as histórias que ficaram em suspense durante os próximos meses…
...e escrevemos posts como este, porque fomos contagiados pela loucura dos argumentistas!
os senhores que imaginam os episódios devem ter pensado que nos haviam de compensar, devido ao ensonso da maioria das temporadas passadas, muito provavelmente provocado pela greve. e vai daí, ora tomem lá: dêem pulos, assustem-se, relaxem, enervem-se, riam-se, chorem baba e ranho, e presenteiam-nos com todas as emoções em cada série, com reviravoltas totalmente imprevisíveis. e o mais grave!, nem nos dão tempo para gerir o que vimos! é que ainda estamos a remoer o que aconteceu numa série, já está outra a dar os seus momentos finais, já que quase todas as séries terminam em dias seguidos. resumindo, fica um turbilhão de emoções dentro de nós… nem nos lembramos que estamos a ver uma simples série, que não é real, que a história acaba com o genérico final. não, nós não conseguimos fazer isso. nós não dormimos, choramos, revoltamo-nos com as mortes de personagens queridas e com as histórias que ficaram em suspense durante os próximos meses…
...e escrevemos posts como este, porque fomos contagiados pela loucura dos argumentistas!
maio 22, 2009
a casa da ABC
a estação de televisão norte-americana ABC tem uns anúncios todos catitas sobre os seus programas. ora vejam:
isto sim, é criatividade!
maio 19, 2009
what the hell?!
e, enquanto eu delirava com a escolha da música para o final do episódio, que se esperava espectacular... fiquei boquiaberta e de lágrima no canto do olho, com o desenrolar da última cena...
mas o que é que se passa na cabeça dos argumentistas?! foi o fim da 5ª temporada do lost, foi o fim de prison break, agora brothers & sisters... é muita emoção em tão poucos dias. é desta que o meu coraçãozinho faz tilt...
[e quer-me cá parecer que o próximo episódio das desperate housewives também vai ser assim um abanão, tendo em conta o final de hoje....]
mas o que é que se passa na cabeça dos argumentistas?! foi o fim da 5ª temporada do lost, foi o fim de prison break, agora brothers & sisters... é muita emoção em tão poucos dias. é desta que o meu coraçãozinho faz tilt...
[e quer-me cá parecer que o próximo episódio das desperate housewives também vai ser assim um abanão, tendo em conta o final de hoje....]
maio 17, 2009
maio 11, 2009
A vitoria tem cá um sabor!!!!
Que grande sensação deve ser. Parabéns ao Montanes, pela exibição. Quanto ao Blake, fica a lição de vida, a forma heroica de superar o que aconteceu na vida ninguem lhe tira! tive pena de ele não ganhar, porque é extremamente simpatico com o publico, o que não é normal neste desporto!!
Ficam também os parabéns aos n/meninos, a Michelle e o Gastão.
E acaba aqui, um evento muito bonito, para mim, claro! Partilho com vocês... este gosto!
Boa semana!
maio 08, 2009
friday night voices
tenho acompanhado a 8ª temporada de American Idol, que dá às 6ªs feiras à noite na Fox Life, não desde o início, mas ainda nas fases de selecção dos concorrentes. é certo que estou muitas vezes distraída no pc, a ver outras tantas coisas, e hoje não foi excepção. mas algo me fez levantar os olhos e ficar completamente absorvida pela voz que saía das colunas da tv, transmitindo uma sensação de tranquilidade, harmonia e paz.
digam de vossa justiça:
Danny Gokey, I hope you dance
maio 04, 2009
Estoril Open - Requinte no Jamor!!
Eu consegui! Fui ao Open ontem e vi dois jogos, um deles o da Michelle Brito, tive pena de não ver até ao fim, mas ela bateu o recorde em tempo de jogo, foram 3h e 42 min de partida!!! so mm para os afixiccionados! Sou fã do Frederico Gil, ele joga na quarta, espero que tenha sorte e muita tactica...
Bem esta organização, do João Lagos Sport é impressionante. A nossa empresa tem um camorote no Jamor e como era o dia da mãe, não quiseram dar os lugares aos clientes e fizeram um sorteio, claro que fui das primeira a concorrer ao lugar e para o meu grande espanto saiu-me o convite duplo com direito ao almoço na area VIP!!! eu que costumo dizer que só concorro para confirmar a minha sorte no amor, pq normalmente não consigo ganhar nada... a serio, mas desta vez, só podia vir para mim, surpreendeu-me tanto luxo, sem complexos e a organização. Gostei muito, acho que é um desporto muito elegante, de muita concentração e tactica! só tem mesmo um senão, é muita cara a pratica desde desporto, só mm para VIP, mas sempre podemos alugar os courts e jogar à nossa maneira e sem assistencia... naõ é?
se teverem tempo, cliquem nos sites e acompanhem, eles bem precisam da nossa energia positiva, que os adversarios são valentes!!
ficam umas fotos...
boa semana!
abril 15, 2009
abril 14, 2009
abril 13, 2009
afinal não havia números pequenos
e eu estou muito triste. fiquei só com dois pares de sapatos na mão e o terceiro par voou! porque afinal não existe em 34, coisa que me tinham garantido que faziam sob encomenda. aliás, assisti à conversa entre a sapataria e a fábrica que os confecciona. os meus olhos até brilharam e a encomenda ficou feita na hora. no final da semana passada, ligaram-me a informar que afinal a fábrica enganou-se e só há nºs a partir do 35... que me ficam literalmente a nadar.
eram só os sapatos mais giros, mais in, mais confortáveis, mais tudo e tudo... eram iguais a estes, que entretanto descobri no site oficial, mas com a felicidade de serem bem mais baratuxos.
abril 01, 2009
março 31, 2009
março 18, 2009
perú enrolado, com pasta de azeitona e ameixas pretas
4 bifes de peru
1 beringela
2 courgettes
200gr tomate (usei uma embalagem de tomate cereja)
200g abóbora
4 dentes de alho
1 colher sobremesa de colorau, sal, pimenta, alho em pó, tomilho e mistura de ervas
5 colheres de sopa de azeite
para a pasta de azeitona e ameixas:
50g de azeitonas pretas descaroçadas
50g de ameixas pretas descaroçadas
80g de miolo de broa (não usei)
barre os bifes de peru de ambos os lados com o colorau, 2 colheres de azeite, sal e pimenta e algumas folhas de tomilho.
entretanto pique as azeitonas e as ameixas com o miolo da broa (aqui piquei na bimby). espalhe a pasta sobre a carne, enrole com papel de alumínio e leve ao forno, pré-aquecido a 200º, durante 15 minutos.
corte a beringela em cubos pequenos, salpique com sal e deixe escorrer. corte as courgettes, a abóbora e o tomate em pedaços e espalhe sobre um tabuleiro de forno. passe a beringela por água e junte-a aos restantes legumes. tempere com sal, pimenta e alho em pó.
regue com 2 colheres de azeite e as ervas aromáticas. mexa e leve ao forno cerca de 25 minutos.
retire as folhas de alumínio e coloque os rolinhos de carne sobre os legumes, regue com o restante azeite e leve ao forno por mais 15 minutos.
acompanhe com couscous (cá em casa, na ausência destes, acompanhou com massa espiral).
(receita Pingo Doce)
é óptimo. dá um pouco de trabalho, mas compensa. é, com toda a certeza, uma receita a repetir.
março 09, 2009
"As Mulheres constituem a metade mais bela do Mundo"
COMEMORAÇÕES DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER 8 Março 2009
A frase é do sr. Jean-Jacques Rousseau, e retirei-a do sitio da CML, assim como o seguinte
Programa:
6 Março – 18 horasInauguração da Exposição Notáveis Anónimas Palácio Marqueses da Praia e de Monforte, Loures
8 Março – 10 horasProva de atletismo/caminhada no Parque da Cidade de Loures (eu estive presente, estava uma bela manhã de sol, fiz a corrida, só eram 3 Kms, e fez-se muito bem, a Alicia ainda me acompanhou-me no finalzinho... ao entrar na ultima volta! acho que vai haver fotos, pois o presidente da camara compareceu e deu a nossa partida... quando as tiver divulgo-as aqui!)
9 Março – 21 horasAssembleia Municipal Temática - Cidadania em igualdadePalácio Marqueses da Praia e Monforte, Loures
O Evento era destinado às mulheres, e alguns maridos participaram na claque de apoio, tivemos o ginasio Equilibrio a dar o aquecimento e no fim a ajudar nos alongamentos (e q alongamentos... elas tinham muito folego pois não correram... não morri da corrida-:) e não eram elas que me iam derrubar não é...) elas estavam muito animadas e havia muita música! só falta dizer q fiquei em 10º lugar... fomos umas 60 e tal e desistiram da corrida pelos menos metade... hoje doi-me um pouco o corpo...
Uma boa semana!
A frase é do sr. Jean-Jacques Rousseau, e retirei-a do sitio da CML, assim como o seguinte
Programa:
6 Março – 18 horasInauguração da Exposição Notáveis Anónimas Palácio Marqueses da Praia e de Monforte, Loures
8 Março – 10 horasProva de atletismo/caminhada no Parque da Cidade de Loures (eu estive presente, estava uma bela manhã de sol, fiz a corrida, só eram 3 Kms, e fez-se muito bem, a Alicia ainda me acompanhou-me no finalzinho... ao entrar na ultima volta! acho que vai haver fotos, pois o presidente da camara compareceu e deu a nossa partida... quando as tiver divulgo-as aqui!)
9 Março – 21 horasAssembleia Municipal Temática - Cidadania em igualdadePalácio Marqueses da Praia e Monforte, Loures
O Evento era destinado às mulheres, e alguns maridos participaram na claque de apoio, tivemos o ginasio Equilibrio a dar o aquecimento e no fim a ajudar nos alongamentos (e q alongamentos... elas tinham muito folego pois não correram... não morri da corrida-:) e não eram elas que me iam derrubar não é...) elas estavam muito animadas e havia muita música! só falta dizer q fiquei em 10º lugar... fomos umas 60 e tal e desistiram da corrida pelos menos metade... hoje doi-me um pouco o corpo...
Uma boa semana!
março 06, 2009
euromilhões
tive uma semana tão cheia de trabalho, que nem tive tempo de preencher um boletim...
já agora aqui ficam os nºs, que estão a dar neste momento:
13 - 17 - 19 - 25 - 35 + 5 - 6
já agora aqui ficam os nºs, que estão a dar neste momento:
13 - 17 - 19 - 25 - 35 + 5 - 6
março 05, 2009
será que está para breve?
todos os dias de manhã tenho esta visão:
sair do banho e mergulhar, de seguida, numa banheira cheia de creme hidratante.
[é que me chateio passar os cremes pelo corpo e confesso, em muitos dos dias, fica para o dia seguinte.]
sair do banho e mergulhar, de seguida, numa banheira cheia de creme hidratante.
[é que me chateio passar os cremes pelo corpo e confesso, em muitos dos dias, fica para o dia seguinte.]
março 04, 2009
beverly hills / 90210
qualquer semelhança com a actualidade, não é pura coincidência. e se antes mi encantava o Dylan, agora mi gusta dos professores, que são giros. muuuuito giros!
quanto às historinhas, são mais do mesmo, e trazem como presente algumas personagens do passado.
em repeat mode
foi em 2006. em 2007 também. o ano passado idem idem, aspas aspas.
este ano não foi excepção, só que desta vez o tombo foi bem maior...
só me apetece dizer que quem com ferros mata, com ferros há-de morrer!
este ano não foi excepção, só que desta vez o tombo foi bem maior...
só me apetece dizer que quem com ferros mata, com ferros há-de morrer!
fevereiro 13, 2009
fevereiro 10, 2009
Uma sugestão para um pedido de casamento!!!
Primeiro, foi o ramo de rosas vermelhas com um cartão só dizendo - bom dia, meu amor!
O segundo ramo, foi o flores do campo, dizendo- boa tarde, meu amor!
O terceiro, que ninguem já estava à espera, foi o cesto de flores variadas, este ultimo dizendo- boa noite, meu amor!!
Foi um corrupio aqui na empresa! ainda sugerimos à nossa colega, que nos vendesse algumas, mas nada! ha sempre muita emoção, quando se fala nesta coisas!
O pedido deu-se então num jantar romantico, na bica do sapato!!
Para o dedo foi um lindo anel, simples e ao mesmo tempo grandioso!
( Só falta dizer que eles só namoram ha 6 meses e a data ja está marcada!!)
Fica a sugestão!
Boa semana!
fevereiro 08, 2009
funciona!
adquiri recentemente um secador de saladas e não descansei até o experimentar. realmente as folhas ficam mesmo secas... agora, sempre que comprar uma alface lavo-a toda, folha a folha, depois centrifugo no secador e guardo num recipiente fechado no frigorífico. dura alguns dias (dependendo do tamanho da alface) e é um modo de se passar a comer mais saladinhas saudáveis. esta maravilha é altamente recomendável!
fevereiro 06, 2009
A vida é feita de sentires...
" A felicidade é ter a vulnerabilidade de nos deixarmos afectar pela grandiosidade daquilo que nos acontece."
( Nuno Nabais)
Se há tantas coisas que fazemos bem, porque é que valorizamos em demasia aquilo que fazemos mal? Porque é que não aceitamos mais vezes que o ser humano é falivel e erra e errar é passo para fazer melhor!
Eu falo por mim, o que descrevo em cima acontece muitas vezes, comigo mesma, por isso mesmo vou ter de ir anotando em todos os locais, aonde eu possa ler esta premissa!
Bom fds a todos!!
( Nuno Nabais)
Se há tantas coisas que fazemos bem, porque é que valorizamos em demasia aquilo que fazemos mal? Porque é que não aceitamos mais vezes que o ser humano é falivel e erra e errar é passo para fazer melhor!
Eu falo por mim, o que descrevo em cima acontece muitas vezes, comigo mesma, por isso mesmo vou ter de ir anotando em todos os locais, aonde eu possa ler esta premissa!
Bom fds a todos!!
janeiro 28, 2009
brothers & sisters
esta série deixa-me sempre de coração cheio, de olhos brilhantes e com a alma sorridente.
janeiro 25, 2009
the bucket list
é um filme tão bonito, mesmo não tendo uma história original. e no meio das lágrimas que teimaram em cair não encontrei outros actores que melhor representassem, do que estes dois: Jack Nicholson e Morgan Freeman. aliás, na minha opinião, são eles que fazem o filme. a loucura do Jack e a tranquilidade do Morgan, que tornam esta história tão simples e tão cheia... assim, ao mesmo tempo. porque nunca é tarde demais para despertar e viver.
janeiro 24, 2009
too much lost
de início eram os rewinds.
depois passaram para os forwards.
agora, ora andam para a frente ora para trás, e misturam tudo... ou não.
a acção está ao rubro, o movimento é cada vez maior.
a adrenalina está garantida, tanto que até me assaltam os sonhos.
lost regressou no seu melhor e eu continuo perdida...
[...e viciada]
depois passaram para os forwards.
agora, ora andam para a frente ora para trás, e misturam tudo... ou não.
a acção está ao rubro, o movimento é cada vez maior.
a adrenalina está garantida, tanto que até me assaltam os sonhos.
lost regressou no seu melhor e eu continuo perdida...
[...e viciada]
janeiro 21, 2009
janeiro 19, 2009
janeiro 10, 2009
janeiro 09, 2009
e se a neve cair assim?
com tantos dias para a neve chegar à zona da grande Lisboa, teve de escolher a madrugada de sábado, logo quando a malta vai ter uma despedida de solteira.
'brigadinha S. Pedro!
'brigadinha S. Pedro!
janeiro 08, 2009
MFP
que é como quem diz: Máquina de Fazer Pão.
a partir de hoje, a minha casa está preparada para ser também padaria.
[a bem da verdade a máquina ainda está dentro da caixa, e não sei se vai cá ficar ou deslocar-se para casa dos meus pais...]
a partir de hoje, a minha casa está preparada para ser também padaria.
[a bem da verdade a máquina ainda está dentro da caixa, e não sei se vai cá ficar ou deslocar-se para casa dos meus pais...]
brrrrr
hoje está frio. muito frio.
e eu estou a arranjar todas as desculpas para não ter que ir para a cozinha preparar o jantar... destesto cozinhar com frio.
e eu estou a arranjar todas as desculpas para não ter que ir para a cozinha preparar o jantar... destesto cozinhar com frio.
janeiro 04, 2009
janeiro 03, 2009
2009 já chegou
para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.
(Carlos Drummond de Andrade)
Feliz ano para todos,
que seja doce e tranquilo.
que seja doce e tranquilo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)