maio 22, 2006

do choque tecnológico

ou de como está difícil de arrancar. ou então é a prova de que as leis de Murphy vieram ao mundo para dar cabo de qualquer informático que se preze. é que não há aplicação que entre logo em produção à primeira. segue um exemplo:

o meu local de trabalho tem 25 andares e 5 elevadores. ora, estando estes a funcionar sensivelmente desde 1986, carregando diariamente cerca de 1500 pessoas, poderão imaginar que a coisa tem vindo a ficar degragada. de tal modo que, os serviços responsáveis pelas instalações do dito edifício, resolveram substituir os elevadores. dizem que tal tarefa durará cerca de 10 meses. há quem já tenha dito mais de um ano.
ultimamente têm estado a funcionar só(!) 3 elevadores. nunca os mesmos. que raramente respondem aos nossos pedidos. sobem ou descem conforme a vontade deles e só deles. isto faz com que andemos constantemente a passear, ora para cima ora para baixo. de vez em quando resolvem parar e não há nada nem ninguém que os demova. já não indicam se sobem ou descem, pelo que é à sorte que entramos num e esperamos que nos leve ao destino, sem muitas paragens pelo caminho. há um que pára em todos os andares. mas nunca é o mesmo.
hoje entrou em funcionamento o novo sistema. todo xpto. um algoritmo capaz de por à prova o mais perspicaz dos informáticos. agora, em vez de marcarmos se queremos subir ou descer, marcamos o andar pretendido e o sistema indica-nos o elevador que devemos apanhar. todos, sem excepção, devem marcar o andar, ainda que queiram ir para o mesmo piso. na teoria, o sistema sabe sempre quantas pessoas andam nos 5 elevadores. e cada elevador leva até 12 pessoas. se houver mais de 12 a quererem ir para um só andar, o sistema indica mais do que um elevador. isto na teoria.
hoje, em plena hora de ponta (de entrada), quando se marcava o piso pretendido, tivémos como resposta "no lift". mas os elevadores apareceram. nós entramos. passeamos por vários andares. subiu até ao 10º para depois descer e só parar na entrada. é que entretanto taparam o placard dos andares dentro dos elevadores. não havia meio de sair dali. passaram-se 20 minutos. resolveram desligar o novo sistema e voltou o sistema antigo. o que tem vontade própria. o que sobre, desce e/ou pára em todos os andares. voltamos a ter placard com indicação dos andares, dentro dos elevadores.

será que é isto que se irá passar com o tão apregoado choque tecnológico? ou será a regra das leis de Murphy?

4 comentários:

SUSHISTICK disse...

Bom....(e porque estou numa verve comentadora sem precedentes) finalmente percebo a aplicação prática do sistema que ensaiaram na torre Ex-RDP, com andaimes exteriores e roldanas para levar a argamassa e as tintas! ehehe

Margarida disse...

oh sushi, tu passas a vidinha à janela, ou é impressão minha? :P

izzolda disse...

Isso dos elevadores parece-me uma óptima desculpa para chegar tarde e fazer intervalos de uma hora e meia ;) Pena que o trabalho não avance sozinho! (Comentário da Izzoldinha preguicinha)

O pior é na hora de ir embora...acho que preferia ir a pé e como os santos ajudam a descer e tal...caso seja viável, podes subir a pé e poupar o dinheiro do ginásio (Comentário da Izzoldinha pró-activa e dinâmica).

Beijinhos muitos, Guida!**

Margarida disse...

subir 19 andares? :S ai jesus...

durante o dia até circulo bastantes vezes pelas escadas ;) sempre com a desculpa de que é algo de saudável ;)

beijinhos izzolda*