setembro 02, 2006

a vida é um segredo incomunicável. queria falar-te dele, mas nem eu próprio acedo ao segredo do meu viver. vejo telhados ao longe, mas não vislumbro as casas; ouço correr um rio, mas não o alcança o meu olhar.
sei que existe um segredo na minha vida, porque todas as vidas são segredos. e sei que é diferente o meu segredo de todos os outros. sei que é assim, pois é indubitável que a vida de cada um apenas a cada um acontece. não obstante, sobre este meu tão radical segredo, vivo na mais completa ignorância. sei que o trago comigo, mas não o encontro; sei que o toco por vezes, mas não sei onde; sei que me conduz pelos caminhos, mas não sei para onde.
no entanto, em momento algum duvidei da sua existência. no modo como me ergo todos os dias do chão, nas lágrimas comovidas com que aceito a as árvores e os rios, no silêncio que me cala as mãos quando digo certas palavras, ou quando certas palavras me chegam. e que é viver, senão alimentar um segredo?

(in O Perfume da Flor, de Carlos Lopes Pires)

2 comentários:

Folha de alface disse...

mais um p a lista!

Margarida disse...

"todas as estrelas do mundo/o amor tem tantos nomes" e "alguém que tu conheces". do mesmo autor :)

(e não. não ganho comissão ;) )